5 dicas essenciais na hora de formatar o computador

07/06/2022

Se você já teve contato com algum computador ou convive com quem o tem é bem provável que já tenha ouvido falar em formatação. O ato da formatação nada mais é do que preparar uma unidade de armazenamento para receber dados (normalmente um Sistema Operacional, que pode ser diferente ou não do que estava anteriormente instalado em sua máquina).

Geralmente é uma prática que está associada àquele momento em que o computador já não está apresentando uma performance condizente com as configurações de tal máquina. A formatação também (por mais simples que tenha se tornado nas últimas versões dos sistemas operacionais mais utilizados), ainda é cercada de receios pois, uma formatação de computador que não seja feita com os cuidados certos e de maneira adequada também pode significar a perda parcial ou total de dados muito importantes ao usuário ou à empresa.

E é pensando em ajudá-lo nesse momento cheio de dúvidas e receios que hoje vamos dar algumas dicas que o ajudarão muito na hora de formatar o computador, tanto para uso pessoal quanto para sua empresa, caso seja necessário. Vamos lá?

Quando é necessário formatar o computador?

Antes de entrarmos na parte das dicas, é sempre interessante sabermos quando é o momento necessário para se formatar o computador. Como citado anteriormente, essa prática geralmente está associada aos momentos em que o PC está apresentando lentidão ou travamentos contínuos e as demais formas de solucionar essas questões já não estão surtindo efeito.

Nesses casos a formatação tende a ser uma boa opção justamente por consistir em (alguns casos) recomeçar do zero, ou quase isso. Quando for formatar computador, é necessário se ater ao fato de que tudo o que estiver localizado na mesma unidade de armazenamento que o seu Sistema Operacional será apagado. Esse processo pode variar bastante de acordo com cada SO, mas de um modo geral a ideia segue sendo essa.

Algumas dicas relacionadas a formatar o computador

Justamente pelo fato de a formatação de notebook ou computador ser um processo que muitas vezes é irreversível, é importante ter em mente algumas práticas que podem facilitar a sua vida nesse momento. Vamos a elas!

formatar-computador

Backup:

É impossível falarmos de formatação sem citarmos a questão do backup. O backup consiste em salvar em um local seguro os arquivos importantes que estão localizados na máquina que será formatada. Dependendo do tipo de backup que será feito, às vezes pode ser uma boa opção inclusive salvar os arquivos em mais de um dispositivo, sendo uma excelente ideia contar com algum serviço que ofereça a opção de armazenamento na nuvem. Em muitos casos, conseguir novamente alguns arquivos em específico pode ser extremamente difícil ou trabalhoso, logo, evitar a perda deles durante o processo de formatação é indispensável.

Preocupe-se com seus drivers!

Um caso comum que ocorre com pessoas que acabam por formatar o computador sem tomar os devidos cuidados é que, após a instalação do novo SO algumas funções acabam não funcionando como estavam antes. Saídas de áudio que não emitem sons e periféricos que agora não são mais identificados por sua máquina são alguns dos problemas que podem ocorrer caso você perca os drivers da sua placa-mãe na formatação.

Isso não é o maior problema do mundo em muitos casos, visto que boa parte dos periféricos e componentes dos computadores atuais tendem a atualizar sozinhos quando identificam a necessidade disso ou mesmo assim que são conectados ao PC, mas e aqueles que não o fazem? Por isso, evite essa dor de cabeça e salve a versão mais atual de seus drivers em um cartão de memória ou pen drive antes de fazer a formatação ou certifique-se de que você conseguirá baixá-los em sua máquina após a mesma receber o novo SO.

formatar-computador

Liste seus aplicativos e programas!

Assim como os drivers e arquivos citados acima, existem poucas coisas tão inconvenientes quanto acabar perdendo algum app ou programa que você não utilizava tanto no dia a dia e depois descobrir a falta que ele faz pois, após formatar o seu computador, você percebeu que não consegue mais ler uma extensão de arquivo em específico. Então, antes de pensar em como formatar um computador, procure sempre fazer uma listinha com as principais aplicações e programas que ali estão.

Verifique a compatibilidade de seu Sistema Operacional

Caso a formatação que irá realizar tenha o intuito de fazer um upgrade para uma versão mais atual de um Sistema Operacional (SO), verifique sempre os requisitos necessários para se utilizar o mesmo. Você não vai querer passar por todo o processo de formatação só para, no momento de instalar o novo Sistema, descobrir que o mesmo não é compatível com sua máquina.

Alguns sistemas contam com ferramentas nativas que avisam previamente caso o seu computador esteja preparado e suporte as versões mais recentes do mesmo. Com exceção de um ou outro, basta dar uma olhada nas configurações de sua máquina e nos requisitos mínimos para receber o novo sistema operacional e não terá problemas.

Siga sempre as instruções

Por mais que o processo de formatação possa ser algo corriqueiro e que está presente no dia a dia de várias pessoas, ainda existem vários usuários que não estão familiarizados com a prática e seus cuidados, então, caso esse seja o seu caso, procure se informar, assista vídeos a respeito e com os cuidados acima em mente, geralmente o próprio instalador do novo SO irá lhe guiar tranquilamente pelo processo de instalação do mesmo.

formatar-computador

Agora, caso não se sinta 100% seguro no momento da formatação ou ainda não tenha certeza se essa é a melhor solução para a questão que o levou a querer formatar o computador, procure sempre um suporte técnico em TI especializado com profissionais capacitados.

Utilize sempre hardware de qualidade

Aqui vai uma dica extra que pode ajudar bastante: utilize hardware e equipamentos de qualidade e que sejam condizentes com o tipo de trabalho que a máquina irá realizar. Isso pode aumentar muito a vida útil e o tempo necessário entre uma formatação e outra, trazendo melhor desempenho em seus jobs ou em seu local de trabalho.

Poder contar com a qualidade e confiabilidade que uma empresa como a Altbit oferece, é ter a certeza de não precisar se preocupar pois sabe que está trabalhando com o que há de melhor no mercado e com os profissionais mais capacitados para atender as suas demandas.

A Altbit trabalha com a locação de servidores, equipamentos de TI como chromebooks, tablets, notebooks, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED. Além de tudo isso, ainda temos atendimento personalizado e extremamente capacitado para atender às suas necessidades de forma prática e simples!]

Venha fazer um orçamento conosco e conferir você mesmo!

Ficou interessado e gostaria de conhecer melhor? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!

Posts Relacionados

Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Locação de Equipamentos de TI é só mandar uma mensagem 😉