Virtualização de Data Center: entenda o que é e como funciona

20/12/2021

No mundo atual, onde cada vez mais tecnologias são apresentadas ao mercado, é importante nos adaptarmos a cada uma delas e fazermos o melhor uso possível daquelas que vem com o intuito de facilitar cada vez mais as nossas vidas e nossos trabalhos, e pensando nisso, não há como a virtualização de data center ser deixada de lado.

Trazendo grande economia, agilidade e segurança dentro de todos os setores da empresa que o utiliza, a virtualização de data center (ou centro de dados), é uma prática que vem crescendo exponencialmente e se tornando um mercado que movimenta bilhões a cada ano.

Seja para se adaptar aos novos conceitos de tecnologia, especialmente focados com a utilização de dados na nuvem, ou para atender a uma demanda interna, fato é que a virtualização de data center é algo que veio para ficar e, no texto de hoje, vamos entender melhor do que se trata, seus benefícios e como melhor incorporá-la em sua empresa. Vamos lá!?

virtualizacao-de-data-center

O que é e como funciona a virtualização de centro de dados?

A virtualização de data center consiste em utilizarmos um servidor único e compartimentá-lo em várias máquinas virtuais a partir de um programa chamado Hypervisor. Basicamente, estamos distribuindo os recursos necessários entre servidores físicos e virtuais para conseguirmos extrair o melhor de cada um deles.

Com isso temos acesso a diversas máquinas virtuais (VM) que nos permitem o uso de diversas funções separadas em máquinas distintas utilizando apenas um hardware. E isso abre um leque enorme de possibilidades, como por exemplo o uso de vários sistemas operacionais (OS) dentro daquele mesmo servidor.

Isso só é possível pois, assim que um sistema operacional que permite compartimentar o hardware for instalado, boa parte dos processos que são feitos apenas pela parte física das máquinas é substituída por softwares que emulam aquele processo que normalmente seria feito a partir desses componentes, utilizando e distribuindo de melhor forma os recursos que o seu servidor tem a oferecer.

Feito isso, a movimentação dessas MV e dos dados contidos nelas são muito mais fáceis de se fazer, podendo ser copiadas com maior velocidade e segurança, além de garantir características como o próprio isolamento da mesma.

virtualizacao-de-data-center

E quais as principais vantagens da virtualização de data center?

Bom, depois que a divisão e compartimentação de seu servidor foi feita, é possível observarmos diversas vantagens que serão sentidas a curto, médio e longo prazo.

As vantagens se estendem desde uma maior segurança na hora de movimentar os dados contidos nas máquinas virtuais utilizadas, uma vez que se ter esses dados salvos num ambiente que não é apenas físico permite que a transferência de dados seja feita de forma muito mais rápida e sem risco de corrupção destes (que é um grande problema quando trabalhamos puramente com hardware na hora de compartilharmos os mesmos).

A atualização dos softwares também se torna muito menos trabalhosa e dispendiosa, visto que raramente é necessário deixar o sistema fora do ar para que isso seja feito. Afinal, enquanto uma determinada máquina está sendo atualizada, as demais continuam trabalhando normalmente ao utilizar o hardware central que mantém todas em funcionamento.

Até mesmo quando necessários updates físicos na parte de hardware, isso se torna mais econômico, visto que muitas das vezes utiliza-se de componentes que são mais potentes do que o necessário para se manter aquelas MV funcionando, e com isso, quando virtualizadas, esses recursos são melhor distribuídos, sendo possível sentir a economia tanto no momento em que se necessita adquirir essas peças, quanto em relação à utilização de energia necessária para mantê-las ativas.

E sim, com uma diminuição na quantidade de equipamentos físicos em sua empresa, os custos em termos de utilização de energia para manter tudo funcionando o tempo todo diminui bastante.

virtualizacao-de-data-center

Não apenas isso, como também é necessário frisarmos que a virtualização de data center também é uma prática muito benéfica ao ambiente em si, principalmente a longo prazo, pois, conforme o hardware vai se tornando obsoleto e passível de substituições, a quantidade de materiais descartados também é drasticamente reduzida.

Trabalhando com um sistema de TI ecologicamente sustentável, ou também conhecido como Green TI, a emissão de carbono no ambiente também é bastante reduzida, devido ao ponto citado anteriormente, com a diminuição de resíduos gerados a partir de um menor descarte de materiais como metais e plásticos que são residuais desse processo.

virtualizacao-de-data-center

A virtualização de Data Center é boa para todas as empresas?

A virtualização de data center é uma tecnologia que veio para suprir várias necessidades que temos atualmente e faz isso com maestria! Desde um melhor aproveitamento e distribuição dos recursos do hardware, maior segurança na movimentação de dados, economia de tempo e energia para a empresa e seus funcionários, até a diminuição de gastos e na emissão de materiais poluentes ao final do ciclo de vida dos componentes utilizados ali.

É um tipo de tecnologia que se adapta muito bem a empresas de todos os tipos e tamanhos justamente por ser tão versátil e se fazer valer justamente dos recursos disponíveis pela mesma naquele momento em específico. Fazendo com que seja possível manejar e distribuir o que se tem a disposição conforme a necessidade de cada um!

Ficou interessado e gostaria de conhecer melhor a respeito do assunto? A Altbit trabalha com a locação de data centers e equipamentos de TI como chromebooks, tablets, notebooks, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED. Além de tudo isso, ainda temos atendimento personalizado e extremamente capacitado para atender às suas necessidades de forma prática e simples!

Venha fazer um orçamento conosco e conferir você mesmo!

Gostou de saber mais sobre este tema? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!

Posts Relacionados

CES: saiba todas as novidades que aconteceu no evento

CES: saiba todas as novidades que aconteceu no evento

A CES (Consumers Electronics Show) é conhecida mundialmente por ser um dos maiores (se não o maior) eventos de tecnologia do mundo. Realizado anualmente em Las Vegas, EUA há mais de 50 anos, o evento reúne inúmeras marcas que montam seus estandes para apresentar ao...

ler mais
SSD para notebook: entenda porque melhora o desempenho

SSD para notebook: entenda porque melhora o desempenho

Quando falamos de dispositivos de armazenamento, ainda é muito comum pensarmos em HDDs. Sejam eles internos ou externos, os discos rígidos foram a principal e mais utilizada forma de armazenamento de dados em aparelhos eletrônicos que necessitavam de uma unidade de...

ler mais
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Locação de Equipamentos de TI é só mandar uma mensagem 😉