Outsourcing em TI quais os tipos e como funciona

14/07/2021

A figura do outsourcing de TI surgiu como uma forma inovadora de desfrutar do que a tecnologia pode oferecer de melhor. Com as constantes transformações digitais, um número cada vez maior de empresas passa a utilizar essa ferramenta para se manter em sintonia com as novidades tecnológicas.

outsourcing-em-ti

No entanto, há diversos tipos de Outsourcing de TI. Embora diferentes, todas as variações dessa ferramenta são capazes de aumentar a eficiência das operações, a produtividade dos colaboradores e reduzir custos.

Por isso, na conversa de hoje falaremos sobre o que é o outsourcing, como ele funciona em TI, quais são os tipos de outsourcing em TI e quais as suas principais vantagens. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é Outsourcing? Como se aplica à TI?

outsourcing-em-ti

O outsourcing é uma prática onde uma empresa contrata uma companhia especializada para realizar serviços especializados dentro de sua organização. Em muitos casos, as tarefas que são delegadas à empresa de outsourcing não são executadas dentro da empresa ou não fazem parte do core business, isto é, da proposta central da empresa.

O outsourcing de TI é o processo de terceirização das operações de um departamento da empresa, que se tornam responsabilidade de uma equipe de gestão tecnológica. É bastante comum na locação de notebooks e outros equipamentos de TI, atividades de suporte a usuários, etc.

Ou seja, a sua empresa delega uma parte das funções secundárias a um parceiro. O Outsourcing em TI geralmente envolve serviços de gerenciamento de servidores, desenvolvimento de aplicativos, manutenção de operações de rede, etc.

Quais são os tipos de Outsourcing em TI?

outsourcing-em-ti

A terceirização de TI possui três tipos: Offshore Outsourcing, Onshore Outsourcing e Nearshore Outsourcing. Saiba como eles funcionam:

Offshore Outsourcing: Neste tipo de Outsourcing em TI, a empresa terceiriza funcionários de outros países para prestar serviços tecnológicos. O objetivo é contratar empregados com alta capacidade técnica por um preço mais baixo.

Os países que oferecem profissionais mais bem qualificados nesse ramo são China, Índia, Filipinas, Rússia, entre outros. A principal vantagem aqui é a redução considerável nas despesas trabalhistas, permitindo reduções de gastos imediatas.

Outra característica desse tipo de outsourcing em TI é o acesso a funcionalidades e ferramentas que não existem no Brasil.

Nearshore Outsourcing: É caracterizado pela contratação dos serviços de uma empresa localizada no exterior, porém próxima do país onde está a empresa. No caso do Brasil, o Nearshore Outsourcing geralmente envolve um país da América Latina. Ou seja, países que fazem fronteira com o nosso.

Aqui é possível mitigar consideravelmente problemas com diferenças de idioma, aspectos culturais e com o fuso horário, muito comuns ao Offshore Outsourcing. Os custos ainda são mais baixos que o normal, porém não são tão reduzidos quanto no Offshore Outsourcing.

Onshore Outsourcing: Aqui, a sua empresa fecha com um parceiro dentro do próprio país. Embora um pouco mais custosa, essa estratégia permite integração muito maior entre as equipes, pois evita problemas com fuso horário e não possui barreiras culturais ou linguísticas.

Os serviços externos são desempenhados na empresa ou de forma remota, graças às ferramentas tecnológicas disponíveis e à facilidade para a comunicação.

Um ótimo exemplo de Onshore Outsourcing é a locação de notebooks, computadores e demais equipamentos de TI, permitindo que a sua empresa evite os altos custos da aquisição do maquinário!

Quais são as vantagens do Outsourcing em TI?

outsourcing-em-ti

O Outsourcing de TI oferece inúmeras vantagens para as empresas. Conheça algumas delas a seguir:

Aumento da flexibilidade: No Outsourcing de TI, você pode substituir rapidamente a equipe que fornece os serviços à sua empresa, facilitando a adoção de estratégias mais dinâmicas.

Caso o objetivo do seu projeto de TI seja, por exemplo, a segurança digital, você pode alterar o time para outra demanda, como a migração de arquivos para a nuvem. A substituição ocorrerá rapidamente, assim como a implementação da nova estratégia, permitindo que você acompanhe as demandas do mercado.

Otimização de processos: Através do Outsourcing em TI, você pode contratar os melhores profissionais sem ter de realizar longos treinamentos.

Juntas, essas duas vantagens oferecem uma ótima relação custo-benefício para a empresa, economizando não somente capital como também um tempo precioso.

Redução de custos: No Outsourcing há uma diminuição na quantidade de profissionais, pois somente os funcionários estritamente necessários permanecerão, evitando a manutenção de toda uma equipe.

Além disso, os custos decorrentes da substituição de aparelhos obsoletos, da manutenção destes ou do treinamento da equipe são eliminados, pois a empresa terceirizada irá arcar com eles.

Foco no core business: Os recursos economizados podem ser investidos em áreas mais importantes da sua empresa. Além disso, os seus funcionários ficam livres de preocupações com os aparelhos, permitindo maior desempenho em suas funções.

No entanto, ao lidar com o Outsourcing de TI, é necessário formar uma parceria com uma empresa especializada no assunto, como a Altbit! Oferecemos um atendimento 100% personalizado, capaz de atender todas as suas necessidades com precisão!

Atuamos na locação de equipamentos de TI, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED. Interessado em fazer a locação de Notebooks e outros equipamentos de TI? Faça um orçamento conosco!

Gostou de saber mais sobre o Outsourcing em TI? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!

Posts Relacionados

CES: saiba todas as novidades que aconteceu no evento

CES: saiba todas as novidades que aconteceu no evento

A CES (Consumers Electronics Show) é conhecida mundialmente por ser um dos maiores (se não o maior) eventos de tecnologia do mundo. Realizado anualmente em Las Vegas, EUA há mais de 50 anos, o evento reúne inúmeras marcas que montam seus estandes para apresentar ao...

ler mais
SSD para notebook: entenda porque melhora o desempenho

SSD para notebook: entenda porque melhora o desempenho

Quando falamos de dispositivos de armazenamento, ainda é muito comum pensarmos em HDDs. Sejam eles internos ou externos, os discos rígidos foram a principal e mais utilizada forma de armazenamento de dados em aparelhos eletrônicos que necessitavam de uma unidade de...

ler mais
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Locação de Equipamentos de TI é só mandar uma mensagem 😉