Leasing e locação: quais são as diferenças?

06/07/2021

Ser um gestor de empresa não é fácil; uma das maiores necessidades do cargo é estar atualizado sobre as modalidades de aquisição de equipamentos de TI e saber quais geram os maiores benefícios entre compra, locação e leasing.

leasing-e-locacao

Para muitos gestores, a necessidade de contar com equipamentos atualizados já é inquestionável. No entanto, para alguns o problema é como obter esses aparelhos. Com tantos métodos diferentes, é normal que haja confusão, não é mesmo?

Por isso, na conversa de hoje explicaremos o que é leasing e locação de equipamentos de TI, como cada um desses métodos funcionam, quais suas vantagens e desvantagens e como é realizada a avaliação tributária de cada um. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é Leasing? O que é locação? Como funcionam?

leasing-e-locacao

O leasing, também conhecido como arrendamento mercantil, conta com a figura de um banco ou financeira, que assume o papel de locadora. A locadora compra o bem e o aluga para um cliente por meio de um contrato. Ao final do prazo estabelecido no contrato, o locatário tem três opções:

1 – Renovar o contrato;

2 – Devolver o bem (pode haver uma cláusula sobre a garantia de indenizações ou amortizações) ou;

3 – Comprar o bem pelo preço de mercado ou por um valor residual, definido previamente no contrato (geralmente subtrai-se o valor dos aluguéis pagos diretamente do valor de mercado do produto).

É importante lembrar que há três tipos de Leasing:

Leasing operacional: As mensalidades são pagas e servem como garantia para o locador. No entanto, apenas 20% da quantia paga servirá para a compra do bem, inviabilizando as operações de compra. Eventuais manutenções são realizadas por uma empresa especializada indicada, porém você paga os custos.

Leasing financeiro: As parcelas contam com um valor de antecipação agregado, cuja função é adquirir o equipamento ao fim do contrato. Embora a compra seja facilitada, ela não é obrigatória. Caso você opte por não comprar, a quantia antecipada é ressarcida.

Lease back: Nessa modalidade, a empresa vende seus bens para uma locadora e, então, passa a pagar uma mensalidade para continuar utilizando essas instalações. Ao final do contrato, a empresa tem a chance de recomprar os bens.

Já a locação de notebooks e outros equipamentos é um procedimento bastante simples: aqui é assinado um contrato que prevê o uso de máquinas repassadas por um fornecedor (locadora) em troca do pagamento de uma quantia, geralmente mensal.

A propriedade dos aparelhos é da empresa locadora, porém os equipamentos são cedidos à sua companhia. Cabe lembrar que, caso os equipamentos sofram danos por mau uso, o cliente deve substituí-los. Já no caso de eventuais danos que não sejam causados por mau uso, a locadora faz a substituição.

Por exemplo, na locação de notebook para empresa, caso um dos aparelhos comece a apresentar problemas, a locadora simplesmente realiza a substituição do equipamento!

Leasing e locação: Vantagens e desvantagens

leasing-e-locacao

Agora que você já conhece as principais diferenças entre leasing e locação, explicaremos as vantagens e desvantagens de cada um, confira:

Leasing:

Vantagens:

– Possibilidade de aquisição do bem para consolidar suas riquezas;

– Financiamento total do valor do investimento;

Desvantagens:

– Incidência de penalidades caso você não cumpra com suas obrigações;

– Você não pode entregar ou devolver o bem até o fim do contrato;

– Alto valor de aquisição.

Locação:

Vantagens:

– Menores valores de investimento (a locação é muito mais barata que a compra);

– Liberação de capital;

– Permite foco no core business da empresa;

– Descontos no cálculo do Imposto de Renda para empresas com regime de Lucro Real;

– Flexibilidade contratual, permitindo a substituição dos aparelhos por outros mais atualizados;

– Manutenções inclusas no contrato;

– Agilidade na instalação e substituição dos equipamentos;

– Recuperação de investimento nas máquinas;

Desvantagens:

– Os aparelhos não podem ser agregados ao patrimônio da empresa.

Desta forma, o aluguel de computadores e outros equipamentos de TI se consolida como a melhor opção entre leasing e locação!

Avaliação tributária e contábil: Como funciona entre leasing e locação?

leasing-e-locacao

Leasing: Mesmo com os gastos com manutenção, atualização e resolução de problemas, o arrendamento é isento de IOF.

Há isenção de PIS/Cofins durante a lei do bem. Também há descontos no IRPJ e CSLL para empresas enquadradas como Lucro Real.

No entanto, o ISS é pago e o ICMS não oferece direito a benefícios.

Locação: Isenção do pagamento de IR para empresas no regime de Lucro Real. Empresas nesse regime também recebem benefícios caso o aparelho alugado seja utilizado para a atividade-fim da empresa (ex.: uma impressora em uma gráfica). Os benefícios são de 1,65% para PIS e 7,6% para Cofins, além de dedução de 15% para IRPJ e 9% para CSLL.

Caso o aparelho não se dedique à atividade-fim da empresa, há apenas a dedução do IRPJ e CSLL.

O cálculo de crédito de PIS e Cofins é feito sobre o valor da fatura. Há isenção de ISS e de ICMS.

Desta forma, os benefícios da locação de notebooks e outros equipamentos de TI também são evidentes na avaliação tributária e contábil!

Quer alugar notebooks e outros equipamentos de TI com uma empresa ágil e confiável? Venha para a Altbit! Oferecemos um atendimento 100% personalizado, capaz de atender todas as suas necessidades com precisão!

Atuamos na locação de equipamentos de TI, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED. Interessado em fazer a locação de Notebooks e outros equipamentos de TI? Faça um orçamento conosco!

Gostou de saber mais sobre este tema? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!

Posts Relacionados

CES: saiba todas as novidades que aconteceu no evento

CES: saiba todas as novidades que aconteceu no evento

A CES (Consumers Electronics Show) é conhecida mundialmente por ser um dos maiores (se não o maior) eventos de tecnologia do mundo. Realizado anualmente em Las Vegas, EUA há mais de 50 anos, o evento reúne inúmeras marcas que montam seus estandes para apresentar ao...

ler mais
SSD para notebook: entenda porque melhora o desempenho

SSD para notebook: entenda porque melhora o desempenho

Quando falamos de dispositivos de armazenamento, ainda é muito comum pensarmos em HDDs. Sejam eles internos ou externos, os discos rígidos foram a principal e mais utilizada forma de armazenamento de dados em aparelhos eletrônicos que necessitavam de uma unidade de...

ler mais
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Locação de Equipamentos de TI é só mandar uma mensagem 😉