Computador ou notebook: qual vale mais a pena alugar para minha empresa?

01/06/2021

O investimento em tecnologia deixou de ser uma mera comodidade, tornando-se uma necessidade para a grande maioria das empresas. A fim de economizar recursos e obter maior eficiência, o aluguel de computadores, notebooks e outros equipamentos de TI tornou-se a medida favorita dos gestores no momento de implementar essas tecnologias!

computador-ou-notebook

Tal favoritismo tem motivo: o aluguel de notebooks e demais equipamentos oferece inúmeras vantagens em relação à compra destes.

No entanto, uma dúvida é comum a muitos gestores: Qual aparelho alugar? Computador ou notebook?

Na conversa de hoje falaremos sobre quais são as diferenças entre a locação de computador e notebook, citando as vantagens e desvantagens de cada tipo e qual dos dois é o mais interessante para a sua empresa. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

Locação de Notebook e Computador: Quais são as diferenças entre os equipamentos?

computador-ou-notebook

Como mencionamos anteriormente, uma das maiores dúvidas dos gestores é saber qual dos aparelhos – notebook ou computador – é o melhor para sua empresa. Confira a seguir as vantagens e desvantagens de cada equipamento:

Computador

Vantagens:

1 – Atualizações: As atualizações de um computador (ou desktop) tendem a ser mais simples em relação aos notebooks. Seus gabinetes mais espaçosos e a maior quantidade de peças e componentes são o segredo!

2 – Desempenho: Embora o número de notebooks potentes aumente consideravelmente a cada ano, os melhores desktops ainda são superiores em desempenho.

3 – Potência: A potência de ambos possui alta capacidade, porém os desktops costumam ter mais força na hora de executar alguns programas mais pesados, criar gráficos e fazer cálculos.

4 – Montagem: Além de ser facilmente montável, um desktop pode ser facilmente reforçado, aumentando sua potência consideravelmente. Isto é viável pela possibilidade de aumentar a memória RAM do aparelho ou trocar seu processador por um modelo mais eficiente. Além da fácil montagem de um computador de mesa, ele ainda pode ganhar reforços na sua potência.

Desvantagens:

1 – Falta de mobilidade: Este é um dos fatores que mais pesam na decisão entre computador ou notebook, pois os equipamentos de um computador o tornam consideravelmente mais pesado, limitando severamente sua locomoção e os tornando ideais apenas para ambientes onde o dispositivo não precise ser movimentado.

2 – Espaço: O maior tamanho e número das peças de um computador exige muito mais espaço que um notebook. Desta forma, é importante considerar cuidadosamente onde o computador será utilizado.

Notebook

Vantagens:

1 – Portabilidade: Sem dúvidas, este é o maior diferencial no momento da decisão entre computador ou notebook. A capacidade de mover o equipamento para qualquer lugar a qualquer momento é um fator extremamente importante, especialmente para funcionários que precisam viajar com frequência.

2 – Simplicidade: Um computador completo é composto por inúmeras peças. No momento de avaliar qual é o melhor computador, é necessário avaliar cada peça individualmente pelo seu desempenho. Por terem menos peças, os notebooks são muito mais simples que os desktops!

3 – Praticidade e espaço: Você pode guardar o seu notebook em qualquer lugar da sua casa ou do trabalho, afinal, este equipamento ocupa pouco espaço. Este fator também é o que garante sua portabilidade, garantindo que um notebook possa ser levado em viagens de negócios ou mesmo para casa a fim de realizar atividades em Home Office!

4 – Durabilidade: Embora computadores sejam capazes de durar anos, os notebooks conseguem ter vida útil superior à maioria dos desktops.

Desvantagens:

1 – Desempenho: Alguns notebooks não suportam softwares mais pesados, como os de edição de vídeo. No entanto, o mercado vem oferecendo um número cada vez maior de notebooks que conseguem rodar estes programas, diminuindo consideravelmente esta desvantagem.

2 – Atualizações: Comprar peças para atualizar notebooks pode sair mais caro que fazer o mesmo com desktops. No entanto, na locação esta preocupação não é necessária, afinal, basta estabelecer em contrato um prazo para a substituição dos notebooks por outros mais atualizados!

3 – Bateria: Alguns modelos de notebook possuem baterias que não duram muito. No entanto, a cada ano os grandes fabricantes criam notebooks com baterias mais duradouras. Além disso, é possível utilizar um cabo de bateria, mantendo o aparelho na tomada como um computador comum, porém de fácil locomoção.

Computador ou notebook: Qual o melhor equipamento para a minha empresa?

computador-ou-notebook

Após ler todas as vantagens e desvantagens de ambos os aparelhos, é comum que muitas pessoas continuem em dúvida na escolha entre computador ou notebook.

No entanto, levanto todos os pontos em consideração, a locação de notebooks geralmente sai na frente. Isto acontece porque grande parte das desvantagens dos notebooks estão sendo mitigadas pelos novos avanços tecnológicos. Além disso, com a modernização da sociedade, duas características dos notebooks se tornaram importantíssimas: a portabilidade e o menor espaço ocupado por estes aparelhos.

Utilizar aparelhos que ocupam muito espaço vai contra a otimização dos ambientes de trabalho. Além disso, a possibilidade de levar um notebook para qualquer lugar se alinha com novas tendências como o Home Office, trazendo mais facilidades a todos os envolvidos.

Quer alugar notebooks ou computadores com uma empresa ágil e confiável? Venha para a Altbit! Oferecemos um atendimento 100% personalizado, capaz de atender todas as suas necessidades com precisão!

Atuamos na locação de equipamentos de TI, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED. Interessado em fazer a locação de Notebooks e outros equipamentos de TI? Faça um orçamento conosco!

Gostou de saber mais sobre este tema? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!

Posts Relacionados