A terceirização de serviços é uma realidade já bastante difundida nos mais diversos setores da sociedade hoje em dia, e com a parte de tecnologia não é diferente. O outsourcing de TI começou como uma forma de reduzir custos e solucionar problemas relacionados à área dentro das empresas, mas com o passar dos anos tem se tornado muito mais do que isso, tanto que atualmente contamos com vários tipos de outsourcing de TI.
Os variados tipos de outsourcing de TI têm sido cada vez mais adotados, dada a facilidade de utilização desse modelo e as diversas vantagens provenientes da utilização do mesmo.
No texto de hoje, falaremos um pouco a respeito do que é esse tipo de prestação de serviço que algumas empresas oferecem e as facilidades e vantagens provenientes de cada um dos tipos de outsourcing de TI. Vamos lá?
O que é o outsourcing de TI?
O outsourcing de TI nada mais é que a terceirização de alguns serviços relacionados à tecnologia dentro da empresa. Geralmente é relacionado com a solução de questões atreladas a essa área, mas é um tipo de prestação de serviço que vai além da simples solução de problemas, estando atualmente relacionado a tarefas estratégicas da empresa, trazendo maior agilidade e melhor custo-benefício no cumprimento de certas tarefas cotidianas como manutenção e limpeza das máquinas, atualização dos softwares e afins.
O setor de TI no Brasil atualmente ocupa a 9ª posição no ranking mundial em termos de geração de receita relacionada ao mercado de tecnologia da informação, sendo responsável anualmente por cerca de US$38,5 bilhões de dólares gerados dentro do setor, de acordo com relatório publicado pela ABES.
Com um mercado tão vasto, promissor e que vem crescendo a cada dia, é fácil entender os motivos de termos cada vez mais empresas procurando tipos de outsourcing de TI para ajudar tanto a ampliar as áreas de atuação das mesmas, quanto como uma forma de encontrarem ajuda capacitada e a um custo interessante em momentos em que se necessite de tal.
E quais os tipos de outsourcing de TI?
Como é de se imaginar, uma área de atuação tão ampla sempre precisa se adaptar às necessidades e à realidade dos tempos nos quais nos encontramos, tornando-se assim maleável e adaptativa da forma que um mercado tão disputado quanto o de TI exige.
É pensando em formas de atender melhor aos seus clientes e oferecer formas práticas e simples de melhorar sua infraestrutura de TI que o mercado de outsourcing se subdividiu em três tipos: Onshore, Offshore e Nearshore.
Cada um desses três tipos de prestação de serviço tem suas próprias características e vantagens. Vamos destacar algumas delas:
– Onshore:
Esse tipo de outsourcing de TI refere-se à contratação de empresas terceirizadas que se encontram no mesmo país que o contratante. Tal meio tem vantagens práticas como facilidade de pagamento, ausência de maiores discordâncias relacionadas a forma como o serviço será prestado dada a inexistência de barreira cultural e linguística e facilitação de atendimento.
– Nearshore:
Aqui já estamos falando da contratação de empresas que se localizam em países próximos, podendo-se assim reduzir maiores empecilhos culturais e buscando locais cujo fuso-horário seja o mesmo. A maior vantagem dessa prática é poder ter um leque econômico maior à disposição do contratante, buscando o melhor serviço disponível com um valor mais atrativo.
– Offshore:
E por último temos o Offshore, que se trata da prática de se contratar serviços outsourcing em países com mais tecnologicamente desenvolvidos e preparados para a prestação de tais serviços. A maior vantagem dessa prática é a facilidade da contratação de prestadores de serviços extremamente capacitados a um preço atrativo. A maior desvantagem é justamente a questão linguística e cultural, que pode acabar levando a problemas de comunicação quando não se domina a língua de países como China, Alemanha e Índia, por exemplo.
A Índia se destaca nesse mercado, sendo o país que fica em 1º lugar no ranking mundial em termos de alocação de serviços outsourcing devido a uma vasta parte da população do país ser fluente em inglês, o que facilita bastante a questão da comunicação. O Brasil fica em 4ª posição nesse mesmo ranking, como pode ser visto no estudo realizado pela Global Services Location Index, em 2016.
Porquê investir no outsourcing de TI?
O outsourcing se mostrou uma prática extremamente atrativa para as empresas por vários motivos. Tanto para as que querem ampliar e melhorar questões relacionadas ao seu core business, passando por questões econômicas como o custo-benefício extremamente atrativos para aqueles que querem implementar uma melhor infraestrutura de TI até a redução de riscos e qualidade de atendimento (já que se contratando uma equipe capacitada, a empresa além de contar com o que há de melhor, ainda consegue extrair o que há de melhor de sua equipe já fixa, visto que eles terão mais tempo e recursos para focar na melhoria das tarefas que já fazem).
Tudo isso torna a terceirização dos serviços de TI uma prática não apenas muito atrativa, mas cada vez mais popular e necessária para se adequar às necessidades atuais do mercado.
Com um mercado que está voltando a se aquecer num mundo pós pandemia, a tendência é que o setor continue crescendo cada vez mais nos próximos anos no Brasil e no mundo e com isso a necessidade de se estar mais preparado para os desafios do futuro se mostra cada vez mais inevitável.
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