Locação de Servidores: saiba como funciona

29/07/2021

Investir em infraestrutura de qualidade é a chave para o sucesso de qualquer departamento de TI. Como já sabemos, a locação de notebooks e outros equipamentos é essencial para o desempenho das funções mais básicas ao trabalho. No entanto, é possível aumentar ainda mais a performance na empresa através da locação de servidores.

locacao-de-servidores

A locação de servidores tem se tornado uma poderosa tendência, especialmente em empresas de grande porte, por conta das inúmeras vantagens oferecidas por esses aparelhos.

Por isso, na conversa de hoje falaremos sobre o que são os servidores, como podem ajudar na sua empresa, como escolher o tipo de servidor para a locação e quais são as vantagens da locação de servidores. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que são servidores? Como podem ajudar na empresa?

locacao-de-servidores

Resumidamente, um servidor é similar a um computador comum. No entanto, ele é feito para dar conta de múltiplos usuários ao mesmo tempo e rodam sistemas operacionais e aplicações próprias para esse tipo de uso.

Desta forma, você pode controlar várias contas de e-mail da empresa e gerenciar acesso a pastas e documentos de acordo com cada setor. Por exemplo, ao disponibilizar arquivos para o setor de RH, os servidores permitem que estes documentos não sejam acessados pelo setor de vendas.

Além disso, os servidores permitem a realização de backups, administração de filas de impressão, prestação de serviços a vários computadores (seja por uma rede local ou remota), além de permitir a execução de arquivos corporativos, como bancos de dados.

Desta forma, o aluguel de servidores é essencial para agilizar os mais diversos processos e necessidades empresariais, sendo também muito utilizados para a adição de plataformas de gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM) e muito mais!

É importante mencionar que há uma diferença entre a locação de servidores físicos e o aluguel de servidores na nuvem. Na locação de servidores remotos na nuvem, os custos podem oscilar, especialmente nos casos onde os provedores são estrangeiros, por conta do pagamento em dólar.

Já no caso dos servidores locais (ou físicos), os custos são fixos para a locação, porém os ganhos de produtividade na empresa permitem que o investimento se transforme em lucro rapidamente!

Como escolher o tipo correto de servidor para a locação?

locacao-de-servidores

Os servidores locais são divididos em três tipos: torre, rack e blade.

Torre: É o tipo mais simples, sendo muito similar ao gabinete de um PC comum. Os componentes de hardware desse tipo de servidor podem ser alterados facilmente para aumentar a performance.

São ideais para empresas pequenas e com espaço limitado, que precisam de processamento centralizado sem uma sala de dados e desejam reduzir a possibilidade de invasões e ataques através de um local central. No entanto, caso seja necessário utilizar vários servidores ao mesmo tempo, racks e blades são mais interessantes.

Rack: São montados em estruturas metálicas, permitindo que vários servidores sejam empilhados em um espaço limitado. Desta forma, é possível oferecer alta densidade, economizando espaço no data center.

Com servidores do tipo rack, você pode ter vários servidores diferentes: um para intranet, outro para e-mails, um terceiro para backups e afins.

Esse tipo de servidor é ideal para quem tem alta demanda de processamento de dados.

Blade: Funcionam de forma similar a um gabinete que oferece componentes básicos e permite a adição de vários blades. Cada blade pode ser comparado a uma placa mãe, contando com componentes como processamento, memória e armazenamento.

O poder desse tipo de servidor pode ser facilmente aumentado com a adição de novas blades, garantindo grande escalabilidade.

Quais são as vantagens da locação de servidores?

locacao-de-servidores

A locação de servidores oferece inúmeras vantagens à sua empresa. Compreenda algumas delas a seguir:

– Aumento no desempenho: A locação de servidores permite que você utilize máquinas de altíssima potência para gerenciar os processos da sua empresa, garantindo agilidade e qualidade;

– Centralização de processos: Através de um servidor, você pode gerenciar todos os processos da sua empresa de forma ágil e segura. Os servidores alugados podem ser aliados à locação de equipamentos de TI como notebooks e computadores. Até mesmo os processos de impressão podem ser gerenciados através de um servidor;

– Organização: Um servidor permite que você gerencie contas de usuários, arquivos, equipamentos e muito mais de forma simplificada. Com maior organização, todos os processos da sua empresa são facilitados. Além disso, uma boa organização é muito valorizada tanto por clientes quanto por eventuais parceiros;

– Redução de custos: Ao optar pela locação de servidores locais, você reduz custos com a contratação de servidores remotos, cujos custos não são tão previsíveis. É importante lembrar que a locação de equipamentos de TI é muito mais barata que a aquisição, além de permitir abatimentos no cálculo do Imposto de Renda para empresas com regime de Lucro Real.

– Manutenção inclusa no contrato: Caso um servidor tenha problemas, é possível solicitar que a locadora realize o conserto ou a substituição do equipamento em tempo hábil, diminuindo consideravelmente quaisquer impactos negativos à sua empresa.

No entanto, para desfrutar de todas as vantagens do aluguel de servidores, é necessário contar com uma boa empresa de locação de equipamentos de TI como a Altbit, que é capaz de oferecer qualidade e agilidade nas demandas da sua empresa, independentemente do quão grandes elas possam ser!

Quer alugar servidores, notebooks e outros equipamentos de TI com uma empresa ágil e confiável? Venha para a Altbit! Oferecemos um atendimento 100% personalizado, capaz de atender todas as suas necessidades com precisão!

Atuamos na locação de equipamentos de TI, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED. Interessado em nossos serviços? Faça um orçamento conosco!

Gostou de saber mais sobre este tema? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!

Posts Relacionados

Gemini: últimas novidades sobre a IA do Google

Gemini: últimas novidades sobre a IA do Google

A inteligência artificial (IA) tem se tornado cada vez mais presente em nossas vidas, e o Google tem sido um dos principais impulsionadores dessa tendência. Uma das mais recentes inovações do Google nesse campo é o Gemini, uma ferramenta de IA que evoluiu a partir do...

ler mais
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Locação de Equipamentos de TI é só mandar uma mensagem 😉