Entenda a diferença entre HDD e SSD e saiba qual o melhor para seu servidor

18/11/2021
HDD | SSD

Os hardwares de unidades de armazenamento interno são extremamente comuns em dispositivos eletrônicos em geral. Sendo utilizados em smartphones, computadores pessoais e até servidores maiores, eles têm evoluído muito com o passar dos anos. Quando falamos de armazenamento, HDD e SSD são os principais itens a virem em nossas mentes e nos lembrando primariamente de PCs domésticos, porém ambos os itens também são utilizados em servidores como suas principais bases de armazenamento de dados!

No texto de hoje, iremos conhecer um pouco melhor a respeito desses componentes tão necessários em nosso dia a dia, comentando suas principais diferenças, características, vantagens e desvantagens de se utilizar cada um deles e qual melhor atenderá a sua empresa. Vamos lá!?

HDD-e-SSD

Como funcionam e as principais diferenças entre o HDD e SSD?

Como citado anteriormente, as duas principais formas de armazenamento utilizadas nos servidores atualmente são justamente o HDD e SSD.

O HDD, Hard Disk Drive ou Disco Rígido, é a unidade de armazenamento mais antiga entre as duas e, não por coincidência, a mais conhecida, justamente por estar décadas à frente do SSD quando o assunto é tempo de mercado.

O item utiliza discos ou pratos mecânicos com o auxílio de um cabeçote que funciona como um braço para fazer a leitura e gravação dos dados naquele local físico do disco conforme o mesmo rotaciona.

A comunicação entre essa unidade de armazenamento e o computador, nesse caso, pode utilizar modelos de transferência de dados SATA ou SAS.

Os modelos SATA se destacam pela maior quantidade de armazenamento em sua memória, sendo assim mais aconselhável para computadores de uma forma geral. Já o modelo SAS é mais conhecido por sua maior agilidade e confiabilidade na hora da leitura e transferência dos dados, tornando-se assim a melhor escolha para servidores como um todo.

HDD-e-SSD

Já os SSD, ou Solid State Drives, têm como forma de armazenamento chips de memória interconectados com uma memória flash. Sendo assim, o acesso aos dados acontece de forma imediata, descartando a necessidade da leitura de qualquer disco ou prato de armazenamento e mitigando assim os riscos de problemas mecânicos que poderiam ocorrer durante o acesso às informações contidas naquela unidade de memória.

A tecnologia do SSD se assemelha à de um pen drive, mas que é acessado diretamente na placa mãe da máquina.

Diferenças à parte, HDD e SSD utilizam memória não-volátil, sendo assim, suas informações continuam armazenadas adequadamente mesmo após o desligamento de suas máquinas, por exemplo.

Os benefícios do HDD e SSD

Ambos têm suas vantagens e desvantagens e cada uma delas irá depender bastante do que você procura e como espera que o HDD e SSD atendam ao seu servidor.

Em termos de custo, o HDD é bem mais em conta quando levamos em consideração o seu preço em relação ao tamanho do armazenamento que comporta. Por exemplo: um HDD de 500 Gigabytes será muito mais barato que um SSD com a mesma capacidade de armazenamento.

Falando em capacidade de armazenamento, ambos HDD e SSD também vão oferecer uma vasta gama de opções. Nesse caso, o HDD oferece leque ainda maior de opções, indo desde 500GB até 2TB de armazenamento (existem modelos ainda com até 10TB de armazenamento, mas são modelos que escalonam desproporcionalmente o custo do mesmo). Enquanto isso, o SSD terá opções que vão de 120GB até 1TB de armazenamento.

HDD-e-SSD

Pronto! Agora que você conhece as principais características e benefícios do HDD e SSD, já podemos ter uma noção sobre qual o ideal para a sua empresa:

Dependendo do tipo de servidor e das funções que ele desempenha em sua empresa, cada uma das opções será mais viável nos seguintes casos:

O HDD será uma opção mais interessante se o que a empresa busca é uma maior quantidade de armazenamento com um custo menor. Tendo opções maiores de armazenamento e com um valor muito mais acessível se comparado ao SDD. Ele não terá tamanha velocidade de acesso a esses dados, mas nem por isso peca em relação ao que busca atingir.

Já o SSD será uma opção bem menos atrativa à primeira vista economicamente falando, porém ele traz resultados muito surpreendentes em termos de performance de acesso às informações nele contidas. E essa é uma característica que, dependendo do fluxo de dados do servidor, certamente irá fazer com que a empresa consiga gerar um retorno financeiro ainda maior, que por sua vez compensará muito o custo inicial de se adquirir um SSD. Essa unidade ainda não oferece opções muito maiores de termos de capacidade de armazenamento, mas certamente compensam com a velocidade absurdamente maior que tem se comparada ao HDD.

E aí, qual deles lhe pareceu mais interessante? HDD ou SSD?

Quer alugar servidores, notebooks e outros equipamentos de TI com uma empresa ágil e confiável? Venha para a Altbit! Oferecemos um atendimento 100% personalizado, capaz de atender todas as suas necessidades com precisão!

Atuamos na locação de equipamentos de TI, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED. Interessado em nossos serviços? Faça um orçamento conosco!

Gostou de saber mais sobre este tema? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!

Posts Relacionados

CES: saiba todas as novidades que aconteceu no evento

CES: saiba todas as novidades que aconteceu no evento

A CES (Consumers Electronics Show) é conhecida mundialmente por ser um dos maiores (se não o maior) eventos de tecnologia do mundo. Realizado anualmente em Las Vegas, EUA há mais de 50 anos, o evento reúne inúmeras marcas que montam seus estandes para apresentar ao...

ler mais
SSD para notebook: entenda porque melhora o desempenho

SSD para notebook: entenda porque melhora o desempenho

Quando falamos de dispositivos de armazenamento, ainda é muito comum pensarmos em HDDs. Sejam eles internos ou externos, os discos rígidos foram a principal e mais utilizada forma de armazenamento de dados em aparelhos eletrônicos que necessitavam de uma unidade de...

ler mais
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Locação de Equipamentos de TI é só mandar uma mensagem 😉