Cloud computing: o que é e para que serve essa tecnologia?

08/12/2021

Se tem algo que toda empresa procura desde sempre, são formas de otimizar seus serviços e reduzir custos, conseguindo assim gerar o maior e melhor rendimento possível, tanto para a empresa em si, quanto para seus clientes. Nos últimos anos, inúmeras formas de se alcançar cada vez mais esses objetivos foram criadas ou adaptadas ao (sempre exigente, no melhor sentido possível) mercado moderno, e o Cloud Computing é sem sombra de dúvidas um dos mais interessantes deles.

O Cloud Computing (ou computação em nuvem) é uma forma extremamente útil e eficaz de otimizar o trabalho e os serviços prestados pelas empresas de forma remota. Tanto quando se tem um local físico no qual os funcionários utilizam para trabalhar, quanto para prestadores de serviço que o fazem de forma remota.

cloud-computing

E é pensando em todos os benefícios que esse tipo de serviço pode oferecer a você e à sua empresa que hoje explicaremos o que é e como funciona o Cloud Computing. Ficou interessado? Então, vem com a gente!

Mas afinal, o que é Cloud Computing?

O termo cloud computing, como o próprio nome sugere, refere-se a serviços que são utilizados por meio da Nuvem. Nuvem essa que, nada mais é do que uma rede de servidores interconectados que ali estão para permitir o acesso remoto de clientes e prestadores a um tipo de serviço distinto, sem que seja necessário a instalação de nenhum software em específico para utilizá-lo ou um hardware de ponta que torne sua máquina ou smartphone mais potente. Permitindo que o usuário consiga usufruir de tudo isso com o único requerimento sendo o acesso a uma banda de internet razoável.

Talvez esse tipo de serviço possa, a princípio, parecer algo distante da nossa realidade, mas basta pensar um pouco e prestar atenção nas coisas que utilizamos no nosso dia a dia que vamos perceber que o Cloud Computing já é uma realidade muito mais presente na nossa vida do que normalmente percebemos.

cloud-computing

Se você já utilizou algum serviço de streaming para assistir a sua série favorita, ouvir música ou algum vídeo de gosta, acessou redes sociais ou até mesmo algum editor de texto online, parabéns, você é um feliz usuário de serviços via Nuvem. Inclusive, a mais recente adição a esse tipo de tecnologia veio com a revolução causada pela Microsoft através do XCloud, que permite que os usuários consigam jogar games da última geração a partir de quase qualquer dispositivo que tenha acesso a um navegador e à internet.

Quais as principais vantagens do Cloud Computing?

Quando falamos de ferramentas que funcionam através da nuvem, estamos falando também de comodidade e praticidade. Com uma infraestrutura bem planejada, a economia em termos monetários e de espaço são enormes.

É possível obter acesso a programas que demandam um hardware de ponta e que por consequência também seriam bastante caros (principalmente se pensarmos que boa parte desses equipamentos precisam ser importados) com simples cliques. Além de não precisar alocar um grande espaço físico para se utilizar essa tecnologia, já que estará tudo sendo utilizado direto dos servidores que estarão provendo o acesso.

Logo a redução de custos é grande e imediata, já que além de abolir a necessidade de ferramentas físicas, o usuário ainda não precisa se preocupar com a manutenção dos equipamentos.

Mas como isso tudo é possível?

O Cloud Computing utiliza servidores que podem estar alocados fisicamente em qualquer lugar do planeta para lhe prover a melhor experiência possível de acordo com a quantidade de banda que você tem à sua disposição. Contudo, é importante ressaltar que dependendo da sua demanda, é possível utilizar a tecnologia de uso remoto até a partir do 3G de um smartphone comum, o que torna o serviço extremamente acessível à grande maioria dos usuários que trabalham em áreas que possam usufruir de tais ferramentas.

cloud-computing

Já quando falamos de uma empresa que pretende oferecer tal tecnologia a seus usuários, nós temos três principais tipos de computação na nuvem: o público, o privado e o híbrido.

– Público: nesse tipo de modelo, fica a cargo do cliente se responsabilizar pelo que será enviado à nuvem (backup de arquivos, aplicativos e afins), enquanto o provedor cuida da parte de manutenção, gerenciamento dos recursos utilizados e segurança. Na nuvem pública, os usuários utilizam os serviços ao mesmo tempo, mas de forma separada tudo o que está disponível ali na web e é compartilhado entre todos. Esse serviço tende a ser mais em conta, o que também ajuda na redução de custos.

– Privado: no tipo privado, é dado à empresa o poder de personalizar as funcionalidades conforme as necessidades da mesma. Cabe também a ela cuidar da infraestrutura dessa nuvem que fica sob seu domínio e oferecer um acesso mais limitado a usuários selecionados, geralmente colaboradores, parceiros e funcionários.

– Híbrido: como o nome sugere, esse tipo oferece à empresa a possibilidade de utilizar os dois tipos anteriores conforme a necessidade da mesma.

Sobre os serviços oferecidos pelo Cloud Computing:

Quando falamos dos serviços oferecidos pela ferramenta, é possível destacar três principais que são os mais utilizados: SaaS, PaaS e IaaS, que são Software como Serviço, Plataforma como Serviço e Infraestrutura como Serviço, respectivamente.

No caso do SaaS é possível utilizar softwares sem a necessidade de se comprar ou alugar uma licença com recursos menos abrangentes que na versão paga. Geralmente esse tipo também oferece opções de pagamento para se obter acesso a versões mais completas dos programas ou ainda utilizar os mesmos com a opção de ver propagandas ou outras formas de monetizar enquanto o usuário o utiliza. Nesse caso, basta acessar o software via web sem se preocupar com configurações e instalações de programas.

cloud-computing

Quando falamos de PaaS já estamos falando de um serviço que trabalha sob demanda, sendo possível criar, melhorar e modificar os softwares. A vantagem desse serviço é que é mais completo, permitindo acesso a sistemas operacionais, banco de dados e afins para poder oferecer uma experiência menos limitada. A empresa precisa cuidar apenas de programar as aplicações enquanto o servidor fica encarregado de administrar, atualizar e manter a manutenção de tudo que é ali oferecido.

Já no caso do IaaS, toda a parte de infraestrutura é alugada. Sendo assim, os servidores, routers, datacenters, hardwares e afins são terceirizados. Isso faz com que a empresa consiga ajustar todo o sistema a sua necessidade no momento, podendo precisar de mais ou menos recursos em um mês e mudar drasticamente esse número em outro, já que a prioridade nesse caso é justamente essa flexibilidade que é dada a empresa que contrata o serviço.

Concluindo…

O Cloud Computing é uma ferramenta extremamente flexível, que oferece os mais diversos tipos de serviços que, além de gerar grande economia monetária e de espaço, ainda consegue se adaptar ao tipo de serviço que a empresa gostaria ou precisaria prestar aos seus clientes e usuários. E aí vai de cada um utilizar o tipo de serviço da forma que melhor atender aos seus interesses.

Ficou interessado e gostaria de conhecer melhor? A Altbit trabalha com a locação de servidores, equipamentos de TI como chromebooks, tablets, notebooks, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED. Além de tudo isso, ainda temos atendimento personalizado e extremamente capacitado para atender às suas necessidades de forma prática e simples!

Venha fazer um orçamento conosco e conferir você mesmo!

Gostou de saber mais sobre este tema? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!

Posts Relacionados

CES: saiba todas as novidades que aconteceu no evento

CES: saiba todas as novidades que aconteceu no evento

A CES (Consumers Electronics Show) é conhecida mundialmente por ser um dos maiores (se não o maior) eventos de tecnologia do mundo. Realizado anualmente em Las Vegas, EUA há mais de 50 anos, o evento reúne inúmeras marcas que montam seus estandes para apresentar ao...

ler mais
SSD para notebook: entenda porque melhora o desempenho

SSD para notebook: entenda porque melhora o desempenho

Quando falamos de dispositivos de armazenamento, ainda é muito comum pensarmos em HDDs. Sejam eles internos ou externos, os discos rígidos foram a principal e mais utilizada forma de armazenamento de dados em aparelhos eletrônicos que necessitavam de uma unidade de...

ler mais
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Locação de Equipamentos de TI é só mandar uma mensagem 😉