7 Dicas para economizar a bateria do notebook

23/11/2021

Nos tempos atuais, com a correria do dia-a-dia e a falta de tempo que temos para ficarmos parados em um local fixo para fazer qualquer coisa, inclusive trabalhar, exige cada vez mais de nós que tenhamos aparelhos portáteis para nos auxiliar a cumprir nossas tarefas diárias e, apesar do smartphone ser o aparelho que a maioria das pessoas tem em mãos o tempo todo, o notebook segue sendo uma opção mais interessante para quem precisa manter um foco um pouco maior ou executar tarefas que uma pequena tela sensível ao toque não conseguiria com tanta precisão. Logo, se você trabalha utilizando essa segunda opção, já deve ter se deparado com um pequeno contratempo: a bateria do notebook.

Independente da função que você utiliza o aparelho, ter um maior rendimento da bateria do notebook é indispensável para uma melhor execução de suas tarefas e até uma administração de seu tempo de forma mais eficiente.

É pensando nisso que hoje vamos explorar um pouco melhor o tema e apresentar 7 dicas para melhorar o rendimento e economizar bateria do seu notebook! Vamos lá!?

bateria-do-notebook

Reduzir o brilho da tela

Pode parecer bem óbvio, mas o brilho da tela de seu aparelho consome mais energia da bateria do notebook do que você imagina. Sendo assim, uma dica interessante é escolher se possível um local com menos iluminação artificial ou natural (para que os reflexos do ambiente na tela não te atrapalhem tanto a enxergar) e reduzir o seu brilho a um ponto em que se enxergue o suficiente mas sem precisar estar com o brilho tão alto.

Utilizar apenas um programa por vez

Outro hábito que às vezes acabamos adquirindo sem nem perceber e compromete muito o rendimento da bateria do notebook é utilizar vários programas e aplicativos ao mesmo tempo. Por ser algo que sobrecarrega a memória RAM do aparelho, ela acaba muitas vezes utilizando o processador para executar a troca entre os programas, causando assim um maior consumo de bateria, assim como muitas vezes até deixando o aparelho mais lento e prejudicando duplamente o trabalho.

Desative os aplicativos em segundo plano e a sincronização de e-mail

Assim como utilizar vários programas ao mesmo tempo, deixar alguns deles rodando em segundo plano também gera um consumo maior da bateria do notebook, com a diferença que aqui você precisa ir um pouquinho mais a fundo para lidar com a questão: Vá até as “Configurações” e então “Privacidade”. Nessa nova aba que será aberta você terá a opção de desativar os programas rodando em segundo plano.

O mesmo pode ser feito com a sincronização automática do e-mail. Esse segundo consome energia constante por ficar o tempo todo procurando por novas mensagens. Sendo assim, caso queira desativar a função, basta ir em “Configurações” > ”Contas” > “Contas de e-mail e aplicativo”. Lá você consegue gerenciar quaisquer contas de e-mail conectadas no notebook e fazer as alterações necessárias.

bateria-do-notebook

Suspensão de tela

Outra função bastante útil a se ativar para economizar a bateria do notebook é a suspensão de tela. Essa função faz com que a tela de seu aparelho desligue após um determinado período de tempo em desuso. O ideal é configurar para que a função seja ativada num período bem curto de tempo parado, visto que não afeta as outras funções do aparelho e o trabalho pode ser retomado a qualquer momento apenas movendo o mouse, tocando o touchpad ou apertando qualquer tecla. Para isso basta ir em “Configurações” > “Sistema” > “Energia e suspensão”.

Diminuir a resolução da tela

Diminuir a resolução da tela pode ser surpreendentemente útil para economizar a bateria do notebook, visto que se você estiver trabalhando apenas com textos e afins, não é exatamente indispensável que você mantenha a resolução numa qualidade muito alta. Para alterar a resolução da sua tela no Windows 10 basta clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho, ir em “Configurações de exibição” e então em “Configurações de vídeo avançadas”.

Desligar periféricos ou utilizar o modo avião

Assim como os programas rodando em segundo plano, periféricos que ficam constantemente buscando informações ou se conectar a outros aparelhos também consomem uma quantidade bastante significativa de bateria do notebook. Para isso, procure manter funções como o bluetooth e wi-fi desligados sempre que não houver a necessidade de usá-los. Outra opção interessante nessa mesma linha é ativar o modo avião. Esse tende a desativar a maioria dessas funções automaticamente quando utilizado.

Evitar almofadas e travesseiros…

É óbvio que quando estamos trabalhando no conforto de nosso lar, utilizar o notebook em nosso colo em cima de almofadas e outros objetos macios pode bastante tentador, porém essa prática não é nem um pouco saudável para o seu aparelho e aumenta bastante o consumo de energia da bateria do notebook pois, ao obstruir as saídas de ar, ele tende a aquecer muito mais que o normal e assim danificar seus componentes internos com o sua fonte de energia, podendo até causar danos irreversíveis e acidentes maiores envolvendo o mesmo. Então o ideal é sempre utilizar o mesmo sempre em uma mesa e de preferência em local arejado.

Bom, essas foram nossas 7 dicas simples e práticas para ajudar na economia de bateria do seu notebook! Caso ainda não tenha um e esteja pensando em uma opção mais interessante do que a compra de um novo aparelho, saiba que a Altbit trabalha com a locação de notebooks e diversos outros aparelhos! Optando pelos nossos serviços, você tem a garantia de estar trabalhando com o que há de melhor no mercado a um preço muito acessível e sem se preocupar com manutenção e quaisquer cuidados extras a longo prazo.

Além de tudo isso, ainda temos atendimento personalizado e extremamente capacitado para atender às suas necessidades de forma prática e simples!

Venha fazer um orçamento conosco!

Gostou de saber mais sobre este tema? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!

Posts Relacionados

CES: saiba todas as novidades que aconteceu no evento

CES: saiba todas as novidades que aconteceu no evento

A CES (Consumers Electronics Show) é conhecida mundialmente por ser um dos maiores (se não o maior) eventos de tecnologia do mundo. Realizado anualmente em Las Vegas, EUA há mais de 50 anos, o evento reúne inúmeras marcas que montam seus estandes para apresentar ao...

ler mais
SSD para notebook: entenda porque melhora o desempenho

SSD para notebook: entenda porque melhora o desempenho

Quando falamos de dispositivos de armazenamento, ainda é muito comum pensarmos em HDDs. Sejam eles internos ou externos, os discos rígidos foram a principal e mais utilizada forma de armazenamento de dados em aparelhos eletrônicos que necessitavam de uma unidade de...

ler mais
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Locação de Equipamentos de TI é só mandar uma mensagem 😉