Wifi na escola inteira: Roteadores e Access Points

03/08/2021

O uso da tecnologia na educação vem se tornando uma tendência com eficácia comprovada, levando muitas escolas a adotarem o uso de tablets, chromebooks, notebooks e outros equipamentos. Nesse contexto, o uso de Access Point é uma poderosa estratégia capaz de garantir que o uso destas tecnologias alcance resultados ainda melhores ao distribuir o Wifi por toda a escola!

access-point

No entanto, muitos diretores ainda não sabem o que são os Access Points, levando a dificuldades de conexão e, consequentemente, de implementação das tecnologias na escola.

Pensando na importância desse tema, na conversa de hoje falaremos sobre o que é um Access Point, como funciona, qual a diferença entre AP, roteadores e repetidores, qual o impacto desse equipamento na velocidade do Wi-fi na escola e quais são os benefícios do Access Point. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é um Access Point? Como funciona? Para que serve?

access-point

Os Wireless Access Point (WAP ou AP) são dispositivos que recebem o sinal de rede (cabeado ou sem fio), disponibilizando o sinal Wi-fi para outros dispositivos eletrônicos, como tablets, notebooks, chromebooks, etc.

Desta forma, os AP criam novos pontos de acesso à rede local através do Wi-fi, que antes somente seriam possíveis pela rede cabeada.

Podemos dizer que o Access Point possui duas funções principais:

1 – Transformar o sinal que vem de um cabo em um sinal sem fio com qualidade e estabilidade;

2 – Repetir o sinal (de forma similar a um repetidor convencional), aumentando o alcance da sua rede sem fio.

É possível encontrar equipamentos com apenas uma ou ambas funções.

Qual a diferença entre Access Points, roteadores e repetidores?

access-point

Com as duas funções citadas anteriormente, é comum que as pessoas pensem que um Access Point é a mesma coisa que um roteador ou um repetidor. No entanto, o AP possui maior capacidade de gerenciamento de rede e proporciona mais velocidade.

Entre as principais diferenças entre AP, repetidores e roteadores, podemos citar:

1 – Maior potência: O AP tem potência superior, podendo ultrapassar os 600 mW. Além disso, pode ser ligado via cabo de rede, mantendo a performance. Desta forma, o sinal Wi-Fi distribuído não sofrerá perdas como as que ocorrem nos repetidores, gerando maior área de cobertura (que em alguns casos, pode chegar a 400m²;

2 – Melhor experiência de navegação: Por permitir conexões simultâneas de até 500 dispositivos, a instabilidade comum aos roteadores não ocorre com os AP;

3 – Permite a criação de redes diferentes para cada tipo de uso: Você pode criar uma rede para a biblioteca, uma para as salas de aula, outra para a diretoria, etc.

4 – Gerenciamento centralizado: O gerenciamento pode ser realizado localmente ou pela nuvem, permitindo que você saiba de que forma e com que qualidade a rede está sendo utilizada em cada um dos pontos.

Enquanto isso, os roteadores e repetidores residenciais não oferecem os benefícios citados anteriormente, sendo mais apropriados para ambientes menores, com um número consideravelmente inferior de pessoas conectadas.

Velocidade VS qualidade da internet: quais os impactos dos roteadores e Access Point?

access-point

A velocidade de uma conexão depende diretamente da largura de banda, isto é, a quantidade de dados que você poderá enviar e receber. A largura da banda é contratada com a provedora de internet.

Já a qualidade do sinal de internet é definida pela estabilidade na conexão, fator que depende tanto do servidor como também da qualidade dos equipamentos e boas práticas de uso. Ou seja, uma conexão Wi-Fi exige um bom roteador ou Access Point para que a velocidade se mantenha no padrão do provedor de internet.

Desta forma, tanto o AP quanto o roteador não influenciam diretamente na velocidade da internet, porém possuem influência na qualidade do sinal e em seu alcance. A velocidade é determinada pelo pacote de dados, que é contratado com o provedor de internet. Ou seja, além de contar com bons equipamentos como um AP, é interessante investir na contratação de um bom plano de banda larga junto ao seu provedor!

Quais são os benefícios do Access Point?

access-point

Uma das vantagens mais interessantes dos AP é o aumento da qualidade do sinal distribuído para todos os usuários, bem como a possibilidade de subdividi-lo em várias redes de acesso, cada uma com uma senha (ou não) específica, tornando o Wi-Fi mais rápido e seguro para todos os que estiverem utilizando a rede.

Também é possível empregar vários dispositivos em conjunto para fornecer um acesso em uma área maior. É criada uma “subdivisão” em áreas menores, cada uma coberta por um Access Point, garantindo um acesso sem interrupções.

Desta forma, os AP permitem que uma conexão Wi-Fi tenha a mesma velocidade e estabilidade de uma conexão por fio!

Além disso, os Access Points contam com um sistema inteligente de Wi-Fi capaz de avaliar de forma dinâmica uma série de amostras de sinais para melhorar sua qualidade de navegação. Esses equipamentos também dispõem de proteção contra furto, na qual o próprio dispositivo envia um alerta para o administrador da rede informando a ocorrência.

E o melhor: você não precisa comprar os AP, pois é possível realizar a locação desses equipamentos, proporcionando uma economia considerável de capital à sua escola!

Quer alugar Access Points, notebooks, chromebooks e outros equipamentos de TI com uma empresa ágil e confiável? Venha para a Altbit! Oferecemos um atendimento 100% personalizado, capaz de atender todas as suas necessidades com precisão!

Atuamos na locação de equipamentos de TI, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED. Interessado em nossos serviços? Faça um orçamento conosco!

Gostou de saber mais sobre este tema? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!

Posts Relacionados

Hardware as a Service: o que é quais suas vantagens?

Hardware as a Service: o que é quais suas vantagens?

Como já falado algumas vezes aqui em nosso blog, a modernização dos equipamentos de TI é algo indispensável para qualquer empresa que queira se manter competitiva em relação a seus concorrentes no mercado. Essa modernização pode vir através das mais diversas formas,...

ler mais
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Locação de Equipamentos de TI é só mandar uma mensagem 😉