A tecnologia nunca para de evoluir. Desde sempre, empresas e estudiosos da área vem sempre se prontificando a encontrar formas de minimizar custos sem comprometer a qualidade do serviço prestado ao cliente. Contudo, é inegável o salto tecnológico que estávamos tendo nos últimos anos e a forma como isso precisou acelerar – ainda mais nos últimos 2 anos – de forma que a sociedade conseguisse se adaptar às situações geradas por um mundo agora em pandemia. Precisamos encontrar formas cada vez mais criativas e eficientes de lidarmos com a situação atual e desde então, nos adaptamos a um ritmo muito mais acelerado que foi implementado às empresas e clientes de todo o mundo!
E pensando nisso, vamos conversar um pouco a respeito das tendências de tecnologia para 2022! Também traremos um panorama geral com dados concretos sobre como o ritmo da evolução tecnológica aumentou e o que podemos esperar em relação a esse mercado tão amplo que está presente nos mais diversos setores de nossas vidas! Ficou interessado? Então venha conosco dar uma olhada nas tendências de tecnologia para 2022!
O que os números nos mostram?
Segundo pesquisa realizada pela IDC (International Data Corporation), os investimentos no ramo da tecnologia e transformação digital têm sido muito grandes e vêm crescendo a cada ano. De acordo com os dados fornecidos pela mesma, esses investimentos têm aumentado numa taxa de 15,5% a cada ano e a tendência é que continue nesse ritmo até 2023, se aproximando de US$6,8 trilhões em recursos investidos.
Sendo assim, é importante frisar que a estimativa é de que 70% das empresas terão acrescido o seu uso de tecnologias digitais no ano de 2022.
Bom, com esses números em mente, podemos destacar alguns recursos que devem se destacar nos mais diversos setores nos anos que estão por vir e especialmente ditando as tendências de tecnologia para 2022!
Quais são as principais tendências de tecnologia para 2022?
O que deve ocorrer no próximo ano é um acréscimo exponencial do uso de algumas tecnologias que foram implementadas ou fortemente desenvolvidas nesses últimos 2 anos. Pensando dessa forma, conseguimos traçar alguns parâmetros e fazer algumas apostas em relação ao que deve se manter em alta e, principalmente, receber mais atenção do mercado e das empresas para melhorar seu desempenho e acima de tudo, melhor atender seus clientes de forma cada vez mais eficiente e rápida, trazendo a eles o máximo de conforto possível ao utilizar os serviços das mesmas.
Vamos dar uma olhada em algumas delas:
– Chatbots inteligentes:
Com a parte de e-commerce (que já vinha crescendo exponencialmente nos últimos anos e) tendo uma explosão ainda maior dentro do mercado, dada a impossibilidade de poder se deslocar fisicamente ao local de compra, seja por falta de tempo ou, mais atualmente, para evitar aglomerações, ou até mesmo pela maior oferta e variedade de produtos que se encontra em lojas online, a necessidade de um atendimento mais automatizado se tornou imprescindível.
Com a grande demanda dos clientes, poder contar com um serviço que resolve de forma rápida e prática questões mais simples e que dispensam o contato direto com algum funcionário da empresa, tornou-se uma comodidade enorme tanto para o fornecedor quanto para o cliente. Esse primeiro consegue economizar e direcionar o foco dos funcionários para questões mais importantes dentro de seus segmentos, enquanto o consumidor consegue ser atendido de forma mais simples e ágil, tornando o processo muito mais agradável.
O Brasil é um mercado em ascensão e de acordo com especialistas, as empresas do país estão à procura de formas de oferecer serviços mais avançados nesse sentido com a utilização de sistemas que funcionem com Inteligência Artificial mais avançada. E terá vantagem comercial aquele que conseguir sair na frente nesse sentido.
– Experiência por voz:
Para obter maior agilidade da hora de resolver suas questões do dia a dia, desde problemas maiores até fazer compras, o público brasileiro está se tornando cada vez mais adepto dos recursos de voz oferecidos pelas plataformas e empresas. Sendo assim, devemos seguir num sentido em que esse recurso esteja cada vez mais presente, possibilitando que a maioria das empresas possa oferecer serviços nos quais o cliente sequer precise pegar no seu smartphone para realizá-los, como compras online.
– Hiperautomação:
De acordo com o IDC, no próximo ano, cerca de 45% das tarefas corriqueiras e burocráticas do dia a dia em grandes empresas serão automatizadas e realizadas de forma completamente digital com a utilização de IA, aumentando assim a produtividade das equipes, mitigando erros e ganhando tempo nos mais diversos setores. Os setores que mais têm a ganhar com isso são os de vendas, suporte e atendimento.
– A utilização de IA em segurança cibernética:
No Brasil, mais de 90% dos brasileiros têm receio em relação aos seus dados na internet (dados de pesquisa realizada pela Mastercard em conjunto com o instituto Datafolha), e pensando nisso, é indispensável que as empresas procurem tornar o ambiente online um local que transpareça maior segurança aos usuários. Com isso, é indispensável a utilização de tecnologia de ponta para encriptar o máximo possível as operações realizadas dentro de lojas e sites que os usuários precisem utilizar no dia a dia.
Técnicas de machine learning e deep learning, que já são utilizadas para melhorar outros serviços, também tendem a ser grandes aliadas em termos de segurança online, tornando todo o ambiente digital muito mais confiável e simples de se utilizar.
Como acompanhar as tendências tecnológicas?
O mercado de tecnologia e inovação está em franca expansão e não irá perder fôlego tão cedo! Depois de conferir algumas das principais tendências de tecnologia para 2022, é importante e fundamental poder contar com o que há de melhor a ser oferecido em termos de infraestrutura de TI e, pensando nisso, quem melhor para lhe auxiliar nessa jornada do que uma das melhores empresas do mercado nesse setor como a Altbit?
A Altbit trabalha com a locação de data centers e equipamentos de TI como chromebooks, tablets, notebooks, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED. Além de tudo isso, ainda temos atendimento personalizado e extremamente capacitado para atender às suas necessidades de forma prática e simples!
Venha fazer um orçamento conosco e conferir você mesmo!
Gostou de saber mais sobre este tema? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!