Como a inteligência artificial está sendo aplicada no Service Desk

28/01/2022

O service desk é um tipo de prestação de serviço ao cliente que é relativamente recente em seu formato atual. Como uma evolução natural do help desk, o service desk tem se desenvolvido e adaptado às necessidades diárias do cliente cada vez mais. Entre tantas inovações relacionadas ao mesmo, a crescente adoção do uso de Inteligência Artificial, cada vez mais capacitada a ajudar a dinamizar e atender melhor o consumidor final, tem se tornado o caminho a ser seguido, afinal de contas, o objetivo é conseguir cada vez mais atender ao cliente de forma ágil e satisfatória, sem o risco de tornar essa interação frustrante ao mesmo no processo.

Anteriormente já falamos a respeito das principais diferenças entre o help desk e o service desk, como você pode conferir aqui mesmo no nosso blog. Hoje o intuito é falarmos um pouco mais a respeito de como o uso de inteligência artificial tem se tornado cada vez mais aplicado nesse serviço e o que podemos esperar do futuro que se desenha no horizonte com a adoção desse tipo de tecnologia! Vamos lá?

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O futuro da inteligência artificial aplicada no Service Desk

Quando paramos para pensar no que podemos esperar do futuro do uso da tecnologia de inteligência artificial aplicado no service desk, muitas coisas vêm à nossa mente, mas entre elas, gostaríamos de primeiramente destacar alguns pontos em específico e aprofundar um pouquinho em cada um deles para que possamos ter uma melhor noção do quão interessante eles podem ser, não apenas ao consumidor final, que é o mais irá utilizá-lo, mas também para as empresas que os implementarão e poderão assim ver seus resultados em um período muito curto de tempo.

São eles capacidade de aprendizagem, capacidade de previsão e capacidade de recomendação:

– Capacidade de aprendizado:

O banco de dados dos sistemas de service desks são imensos, porém não apenas isso: estão em constante ampliação. Podendo coletar dados cada vez mais abrangentes e precisos sobre clientes, comportamentos e necessidades, a inteligência artificial agregada ao serviço torna tudo mais intuitivo.

Logo, a capacidade de aprendizado da mesma é constante e está sempre adicionando informações úteis para transformar o atendimento ao cliente cada vez melhor. E o que é mais importante no momento de fidelizar um cliente do que a satisfação deste no momento de solucionar uma situação adversa? Visto isso, a IA prioriza cada vez mais o aprimoramento de suas informações de forma a melhorar o máximo possível o serviço entregue.

– Capacidade de previsão:

Como dito no tópico anterior, a necessidade de se adquirir cada vez mais informações com o intuito de melhorar o atendimento ao cliente é algo inestimável. Utilizar essas informações e implementações para ajudar a antecipar e prevenir quaisquer problemas que o mesmo possa ter, se torna o próximo passo mais óbvio nessa caminhada de implementação de inteligência artificial aplicada no service desk.

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O service desk não trabalha apenas com a solução de problemas, sejam eles usuais ou mais complexos, mas também com a prevenção deles, e a implementação de uma IA capacitada só tem a somar nesse quesito. Quando se consegue prever não apenas as situações mais corriqueiras e diárias, como também aquelas mais incomuns, não apenas traz uma maior satisfação ao cliente, mas também ganha-se tempo para manter os profissionais responsáveis pelo service desk, focados em buscar cada vez mais melhorias e inovações ao serviço.

– Capacidade de recomendação:

E é claro que, além de lidar com a solução e prevenção de possíveis problemas, a implementação de uma inteligência artificial aplicada no service desk também ajuda na parte de recomendações mais acuradas aos clientes. Logo, mesmo em casos nos quais o usuário ainda nem sequer abriu um chamado a respeito de seu problema, a inteligência artificial consegue identificar a necessidade do mesmo (através de seu histórico, perfil, serviços e produtos utilizados) e, utilizando-se de um chatbot que simula linguagem humana para tornar todo o processo mais natural, auxiliar da melhor forma possível no atendimento ao cliente.

O futuro e a implementação da inteligência artificial no service desk

A implementação de uma IA no service desk é uma etapa natural na evolução e melhoria do serviço.

Acrescentando cada vez mais fluidez, agilidade, facilidades aos usuários e prestadores de serviços, além de comodidade através de um sistema que cada vez mais se torna autônomo e permite que a empresa utilize melhor seus recursos e colaboradores, a não implementação desse novo passo se torna não apenas uma forma de estagnação, mas também uma forma de regressão em termos prestação de serviço e economia a médio e longo prazo.

Como citado anteriormente, a implementação de uma IA não significa que os colaboradores ficarão defasados. Muito pelo contrário, esse avanço permite que sejam remanejados a funções nas quais vão poder trabalhar melhor sua criatividade em prol da empresa e evolução própria dentro de um mercado que não para. Logo, se não o acompanharmos, seremos nós a ficarmos no passado.

Logo, com todos esses pontos que foram ressaltados, fica simples entender a importância e necessidade de tal avanço, para a empresa e todos aqueles que orbitam seu ecossistema empresarial.

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