Backup em nuvem: porque ele é mais seguro do que o tradicional?

21/04/2022

A segurança de dados é um fator primordial para qualquer empresa. Logo, procurar formas de se certificar de que esses dados estão seguros e livres de possíveis perdas deve ser uma das principais prioridades de um grupo comercial.

Uma das principais formas de se assegurar a respeito da segurança e integridade de dados de uma empresa é fazendo backup dos mesmos. Um backup é basicamente uma cópia dos dados originais que, normalmente, é armazenada em um local diferente e seguro, para que a empresa e os usuários possam ter acesso e restaurar esses dados caso seja necessário. O ponto mais relevante aqui é justamente esse último: como ter certeza de que esses dados estão de fato seguros e atualizados para que possam a qualquer momento ser utilizados caso ocorra alguma emergência e você precise acessá-los imediatamente?

Bom, é pensando justamente sobre isso que hoje iremos falar um pouco a respeito de backup em nuvem, suas vantagens em relação aos backups tradicionais e como essa pode ser a sua melhor opção caso seja necessária a recuperação de dados de sua empresa em momentos inesperados. Vamos lá?

backup-em-nuvem

O backup em Nuvem e a economia gerada por ele

Bom, antes de explicarmos melhor como funciona de fato o backup em nuvem e como ele se difere das demais formas de backup, é importante salientar que quando uma empresa opta por essa opção de armazenamento, além de segurança, ela também está optando por economia. Isso porque utilizar o backup em nuvem é significativamente mais barato em termos de custo e praticidade.

Quando um empresa utiliza formas “físicas” de backup, por assim dizer, existe toda um problema em relação a onde armazenar esses dados, certificar-se de que os mesmos estão atualizados constantemente, que estão em um local seguro e ao mesmo tempo de fácil acesso, caso precise utilizá-los, ter certeza da integridade do dispositivo de armazenamento, além da infraestrutura de segurança necessária para que, além disso tudo, ainda existe um sistema que impeça que esses dados sejam acessados por usuários indesejados. Com o backup em nuvem, todas essas preocupações são inexistentes.

Quando a empresa se propõe a utilizar esses sistema de backup, todo o custo com essa infraestrutura é inexistente, visto que todos os cuidados necessários para se certificar da segurança e acesso a esses dados ficam por conta da empresa responsável pelos servidores utilizados para o armazenamento e manutenção dos mesmos. Isso gera uma economia que gira em torno de 10% a 20% inicialmente, isso sem contarmos o valor não monetário advindo da praticidade e segurança que são garantidos ao utilizar um backup em nuvem.

backup-em-nuvem

O que é e como funciona o backup em nuvem?

O termo nuvem já vem se popularizando há alguns anos e tem se tornado um conceito bem conhecido entre as pessoas no geral e não apenas entre aqueles que trabalham ou lidam com tecnologia. O backup em nuvem nada mais é do que o usuário ou empresa utilizando servidores terceirizados para garantir a segurança e integridade de seus dados e arquivos. Essa segurança e praticidade vem do fato desses servidores serem totalmente dedicados somente a essa função, fazendo com que eles estejam trabalhando 24 horas por dia para manter seus backups atualizados de acordo com as necessidades do cliente. Esses backups são armazenados em vários locais dentro desses mesmos servidores, de forma a se certificar que eles jamais possam ser perdidos por falta de energia, corrompimento ou por danos causados ao dispositivo de armazenamento no qual estão localizados, já que os mesmos não estão em um local físico em específico.

Logo, caso algo aconteça à infraestrutura física da empresa e por algum acidente ou sabotagem os dados que ela possuía forem perdidos, eles podem ser recuperados muito facilmente apenas acessando o backup em nuvem. Vale ressaltar, que a tecnologia em nuvem também é criptografada e somente pessoal autorizado tem acesso a esses dados, o que torna essa opção ainda mais segura, não somente contra acidentes e imprevisibilidades gerais, mas também em relação a usuários mal intencionados.

Quando falamos de backups tradicionais, ainda temos a preocupação de que uma pessoa ou funcionário em específico fique por conta de fazer esses backups constantemente e, sabemos muito bem que erros humanos são mais comuns do que gostaríamos, logo, não é difícil encontrar casos em que algumas empresas estão a semanas e até meses sem atualizar seus backups. Esse problema deixa de existir quando utilizamos um backup em nuvem, já que, esse upload e atualização é feita de forma automatizada e programada de acordo com a necessidade do cliente. Algumas empresas necessitam de backups semanais, outras diários e em alguns casos até de hora em hora. Logo, uma opção segura e automática é sempre a melhor escolha.

backup-em-nuvem

Com isso tudo em mente, é indiscutível a necessidade de se prezar pela segurança dos dados de uma empresa e o backup em nuvem vem como uma opção econômica e com medidas de segurança que tornam essa, sem sombra de dúvidas, a opção mais viável para pequenos, médios e grandes negócios.

Ficou interessado e gostaria de conhecer melhor? A Altbit trabalha com a locação de servidores, equipamentos de TI como chromebooks, tablets, notebooks, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED. Além de tudo isso, ainda temos atendimento personalizado e extremamente capacitado para atender às suas necessidades de forma prática e simples!

Venha fazer um orçamento conosco e conferir você mesmo!

Gostou de saber mais sobre este tema? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!

Posts Relacionados

Como escolher o monitor ideal para seu PC?

Como escolher o monitor ideal para seu PC?

Quando a maioria das pessoas vai montar uma máquina que seja funcional e que se encaixe da melhor forma possível em sua rotina de trabalho ou mesmo de uso diário, é muito comum que as preocupações primárias estejam diretamente ligadas ao gabinete que está sendo...

ler mais
5 dicas essenciais na hora de formatar o computador

5 dicas essenciais na hora de formatar o computador

Se você já teve contato com algum computador ou convive com quem o tem é bem provável que já tenha ouvido falar em formatação. O ato da formatação nada mais é do que preparar uma unidade de armazenamento para receber dados (normalmente um Sistema Operacional, que pode...

ler mais
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Locação de Equipamentos de TI é só mandar uma mensagem 😉