Ao estruturar uma empresa, é extremamente comum e necessário que as primeiras coisas que venham em nossas mentes sejam formas de atendermos melhor nossos clientes, procurar trabalhar utilizando os melhores equipamentos possíveis para agilizarmos o trabalho e melhorarmos a qualidade do ambiente em que nossos colaboradores se encontram. Contudo, uma coisa que nem sempre vem à mente dos responsáveis pela empresa logo a princípio é a segurança para que se evite o vazamento de dados ali processados.
Nos últimos anos se tornaram notórios casos grandes e públicos de empresas enormes que, por descuido ou falta de medidas preventivas, acabaram sendo vítimas de vazamento de dados. E isso é algo extremamente sério.
Quando algo similar ocorre, todos ficam expostos: diretores, acionistas, funcionários, clientes, colaboradores, projetos. Enfim, se torna um efeito dominó que muitas vezes acaba sendo seguido de situações extremamente indesejadas como chantagem para que haja recuperação desses dados e da credibilidade do grupo empresarial como um todo, que fica abalado perante seu público e clientes.
No texto de hoje vamos falar e entender um pouco mais sobre esse assunto e dar algumas dicas importantes de como evitar ciberataques em sua empresa. Vamos lá?
Como ocorre o vazamento de dados?
Um ataque hacker geralmente vem de brechas de segurança que acabam permitindo que pessoas com intenções maliciosas tenham acesso a informações confidenciais dentro do ambiente empresarial.
No Brasil, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), a incidência de vazamentos de dados aumentou em absurdos 500% em 2019, dos quais, cerca de 40 milhões de empresas foram atingidas de forma direta ou indireta.
Esses vazamentos geralmente ocorrem através de softwares maliciosos de phishing e ransomware, que são os tipos mais comuns e que se escondem dentro de arquivos que acabam sendo acessados de forma descuidada dentro da própria empresa, criando um efeito sequencial em que mais arquivos acabam sendo infectados e a situação se alastra como uma epidemia se espalharia no mundo real.
No caso do phishing, termo que vem do verbo “fishing” e que significa “pescar” em inglês, os ataques ocorrem justamente de forma em que os hackers utilizam-se de “iscas” online para “pescar” suas vítimas. Eles fazem isso através de propagandas fraudulentas e e-mails que instalam malwares de captura de dados no computador.
Por outro lado, o ransomware é feito através da captura de informações confidenciais e que geralmente acaba sendo seguida de pedidos de “resgate” desses dados.
Por essas e outras tantas situações, o governo federal elaborou a LGPD.
Mas o que é o LGPD?
A LGPD (ou Lei Geral de Proteção de Dados) foi criada em agosto de 2018 e entrou em vigor em setembro de 2020. Sua intenção é garantir a proteção dos dados virtuais de pessoas físicas e jurídicas.
Pensando nisso, o governo também elaborou o Guia de Seguranças em Aplicações Web para auxiliar ainda mais as empresas que estiverem elaborando projetos online, para que os mesmos sejam feitos da forma mais segura possível. Com isso é indispensável que a empresa esteja a par do que o LGPD tem a oferecer para poder garantir a segurança de seus dados.
Bom, mas apenas isso ainda não é o suficiente para mantermos os dados seguros…
Quais medidas devemos tomar para evitar vazamento de dados?
Nesse tópico vamos abordar algumas formas de proteger os dados de sua empresa, seja através dos computadores, servidores ou até mesmo aumentando a segurança no notebook. Algumas podem parecer bastante simples mas sem sombra de dúvidas podem diminuir drasticamente os riscos de vazamentos de dados dentro e fora de sua instituição.
– Senhas Complexas:
Talvez o tópico mais básico dessa lista, mas que certamente é negligenciado por muitas pessoas. Ter uma senha forte com anagramas, alternando entre caracteres diferentes e números e evitando colocar informações óbvias como datas e números sequenciais já ajuda bastante na segurança online. Fazer uso de softwares que geram senhas aleatórias e identificação de várias etapas através do smartphone também ajuda muito nesse sentido.
– Firewall Forte:
O firewall é a primeira defesa de seu sistema. É através dele que você vai identificar, na maioria das vezes, que algo estranho e fora do comum pode estar prestes a acontecer. Com isso é muito importante usar um firewall forte e sempre atualizado para evitar transtornos futuros.
– Antivírus de qualidade:
Existem inúmeras opções de antivírus no mercado e, boa parte deles com opções gratuitas. Essas opções podem até ser o suficiente para redes domésticas e que não tem uma quantidade tão grande de fluxo de dados ali, mas certamente para uma grande empresa que lida com inúmeros clientes, colaboradores e afins, procurar uma versão mais segura é algo indispensável.
– Criptografia:
Procurar sempre formas de encriptar os dados para que eles se tornem mais difíceis de serem acessados por pessoas indesejadas é sempre uma excelente opção. A criptografia vem se tornando cada vez mais uma tecnologia mais abrangente e que não é tão difícil ou complexo de se ter acesso.
– Proteger a sua Nuvem:
Já não é de hoje que falamos sobre dados na nuvem por aqui, mas é sempre importante ressaltar que é uma tecnologia que vem se tornando cada vez mais importante e presente. Procurar fazer sempre que possível um backup dos dados de sua empresa é uma forma de evitar perdê-los em um descuido ou situação indesejada. Logo, utilizar-se das dicas dadas anteriormente como senhas complexas e criptografia na hora de evitar vazamento de dados é algo imprescindível.
Essas foram algumas dicas de como manter a segurança dos dados dentro de sua empresa.
Ficou interessado e gostaria de conhecer melhor a respeito do assunto? A Altbit trabalha com locação de data centers e equipamentos de TI como chromebooks, tablets, notebooks, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED. Além de tudo isso, ainda temos atendimento personalizado e extremamente capacitado para atender às suas necessidades de forma prática e simples!
Venha fazer um orçamento conosco e conferir você mesmo!
Gostou e gostaria de saber mais sobre o tema? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook, e Linkedin! Até a próxima!