ITIL: entenda sua importância para o TI da empresa

22/07/2022

Quando falamos de gestão empresarial, uma série de termos e métodos acabam vindo à nossa mente. Claramente, uma boa gestão acaba sempre sendo um dos mais comuns. Afinal de contas, sem um bom gerenciamento, qualquer negócio, por mais rentável que seja, está fadado ao fracasso sem a adoção de práticas que o ajudem a se manter relevante e eficaz no que se propõe a fazer. Nesse contexto, o ITIL se torna um tema cada vez mais comentado.

No ramo de TI, isso sem sombra de dúvidas não é diferente, e boas práticas associadas a essa área tão importante para todos os segmentos corporativos no século 21, podem não apenas manter um bom negócio seguindo e crescendo cada vez mais, mas também salvar outros que estavam perdidos e sem o devido gerenciamento de seus serviços e recursos.

Nesse caso, é bastante importante saber que dentro do ramo de TI existe todo um conjunto de práticas extremamente bem embasadas e confiáveis a disposição de todas as empresas e profissionais que desejam começar a implementá-los em seus respectivos negócios: esse é o ITIL.

No texto de hoje falaremos um pouco mais a respeito do que é o ITIL, sua importância dentro do segmento de TI e como ele pode ajudar a sua empresa de forma abrangente e flexível. Vamos lá?

O que é o ITIL?

O ITIL (sigla para Information Technology Infrastructure Library) é uma metodologia que tem como objetivo aplicar o que há de melhor em termos de hábitos e práticas de gerenciamento relacionadas ao TI. Em suma, o ITIL serve como um grande guia de como gerenciar melhor a sua empresa dentro do ramo da Tecnologia da Informação.

Essa metodologia foi criada pela CCTA (Central Computer Telecommunications Agency) ainda na década de 1980 no Reino Unido, mas hoje segue sob a gerência da OGC (Office for Government Commerce).

Sua origem se deu quando o governo começou a arquivar e padronizar o que havia de melhor em termos de práticas de TI na época. Com isso tudo devidamente documentado e sendo sempre atualizado, foi mais simples começar a colocar em prática quando a metodologia começou a ser implementada efetivamente.

O ITIL e sua biblioteca são divididos em 5 volumes. Cada um com foco em determinados conceitos do gerenciamento de TI, com o objetivo de ajudar o usuário que deseja começar a utilizá-lo.

itil

Sobre os 5 principais conceitos do ITIL

Cada um dos cinco livros da biblioteca ITIL atua como um guia segmentado onde um complementa o outro em relação às metodologias previamente abordadas: estratégia de serviço, projeto de serviço, transição de serviço, operação de serviço e melhoria contínua de serviço.

– Estratégia de Serviço: essa parte é focada no melhor entendimento das necessidades do consumidor e na melhor forma de direcionar as atividades de TI da empresa. Esse é o momento de definir as estratégias que serão executadas e fazer as melhorias necessárias em partes como o portfólio e finanças.

– Projeto de Serviço: uma vez traçadas as mudanças necessárias na parte anterior, aqui é o momento de definir a melhor forma de resolvê-las. Com isso, abordam-se temas como a disponibilidade dos colaboradores e a coordenação das ideias e projetos.

– Transição de Serviço: essa fase é o momento em que focamos na produção e entrega dos serviços. Levando sempre em consideração as informações anteriores, como a disponibilidade da equipe, agora foca-se em como colocar esse conjunto para trabalhar em harmonia para melhor atender ao cliente.

– Operação de Serviço: livro focado em fazer com que as atividades diárias da empresa sigam determinados protocolos para que a entrega do serviço siga um ritmo contínuo, em formas de lidar com imprevistos que possam se tornar empecilhos e como resolvê-los de forma rápida e eficiente.

– Melhoria Contínua de Serviço: com a empresa funcionando e colocando em prática todo o aprendizado adquirido nos livros anteriores, agora é o momento de lapidar cada vez mais tudo isso. Um dos maiores erros de uma grande corporação é achar que já está boa o suficiente e não precisa se inovar e melhorar. E nesse livro o foco é justamente esse: a busca por formas de se atualizar continuamente, a fim de entregar o melhor serviço possível ao usuário e colaboradores.

Como implementar o ITIL em uma empresa?

Como dito anteriormente, o ITIL é extremamente adaptável aos mais diversos tipos de empresas e negócios. A sua implementação pode ser feita por etapas, sempre levando em consideração as particularidades e necessidades de seu negócio como um todo.

itil

O mais importante é que, mesmo que de forma adaptada à sua realidade, as etapas sejam seguidas de forma a não atropelarem umas às outras e com o cuidado necessário para que o crescimento e organização dentro da mesma possam ir acontecendo conforme as mudanças vão sendo implementadas.

Vale a pena a implementação do ITIL em sua empresa?

Organização e boa gestão nunca são demais em uma empresa, independente de seu tamanho. Logo, seguir um protocolo que tem como base os melhores hábitos desenvolvidos no ramo empresarial e de TI nas últimas décadas dificilmente é algo a se dispensar, se o seu intuito é melhorar todos os setores corporativos e se manter relevante no mercado.

Uma vez que o ITIL tenha sido adotado por sua empresa, caso necessite trabalhar com a atualização do hardware, softwares e/ou equipamentos de TI de ponta para continuar oferecendo o melhor serviço possível a seus clientes, não se esqueça de falar com a Altbit.

itil

Com anos de experiência de mercado com locação de equipamentos e infraestrutura de TI como computadores, notebooks, chromebooks, smartphones, tablets, servidores, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED, além de uma vasta gama de opções e uma equipe 100% preparada para atender as suas necessidades, a Altbit já atende a uma vasta gama de parceiros e a sua empresa pode ser a próxima.

Ficou interessado e gostaria de conhecer melhor? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!

Posts Relacionados

Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Locação de Equipamentos de TI é só mandar uma mensagem 😉