Gestão de ativos de TI: o que é e como realizar?

15/12/2022
TI

Acompanhar economicamente a sua empresa é algo extremamente necessário e disso todos sabemos. Porém existe sempre a possibilidade de acabarmos dando mais evidência e atenção para alguns aspectos em específico e acabarmos negligenciando outros. 

Assim como ao acompanhar as economias dentro de uma residência, onde precisamos manter em nosso radar questões como contas de água, luz, internet, gás, cartões e afins, dentro de uma empresa não é diferente. E assim como em uma residência, existem questões que precisamos ficar de olho e que não necessariamente podem gerar dor de cabeça a curto prazo, como uma telha que quebrou em um local que não trás vazamento ou aquele barulho no carro, apesar de ainda estar funcionando como deveria.

Dentro de sua empresa, a mesma lógica se aplica pois, caso não olhe para essas questões “não urgentes” elas podem se tornar verdadeiras bolas de neve que ficarão enormes e podem causar prejuízos imensos a longo prazo (ou mesmo trazer uma não otimização do uso do capital utilizado, fazendo com que desperdice o mesmo).

E é justamente com isso em mente que hoje iremos falar um pouco sobre como fazer a gestão dos ativos de TI da sua empresa e sobre como a utilização de dados e informações viabiliza o trabalho com a otimização de recursos, gerando economia e maior controle financeiro. Vamos lá?

O que é a gestão de ativos de TI e como ela funciona

Fazer a gestão de algum ativo nada mais é do que fazer um levantamento total de tudo que se possui dentro de um determinado segmento, e com aqueles que se enquadram dentro do TI não é diferente. 

O que difere da maioria dos outros casos é que, quando falamos da gestão de ativos de TI, estamos falando de tudo relacionado a tecnologia da informação que sua empresa possui e isso engloba tanto ativos de hardware, como monitores, gabinetes e outros acessórios, assim como ativos não físicos como serviços online, licenças para uso de determinados programas e aplicativos, entre tantos outros.

gestao-de-ativos-de-ti

Com isso em mente, é necessário ter bastante organização e cuidado para fazer um levantamento geral de tudo o que há ali. Sendo assim, um mapeamento intenso é extremamente importante. Através dele é possível ter em mãos tudo o que a empresa possui em termos de componentes e quem tem acesso ao sistema, o que está interligado e o que seria afetado caso algo não funcionasse como deveria.

Mais alguns exemplos de como fazer a gestão dos ativos de TI

A partir do mapeamento, que pode ser ainda mais otimizado com o desenvolvimento de um CMDB,  é possível ter uma maior controle sobre tudo o que a empresa possui e a partir daí passamos para a listagem e elaboração de um inventário o que é extremamente útil na hora de fazer a gestão de ativos de TI. 

O inventário ajuda a manter tudo no radar da empresa pois, coloca em evidência todos os itens que estão a disposição e os que precisam de cuidados, e isso vale para absolutamente tudo dentro do que nos referimos como TI dentro da empresa, e isso inclui também as equipes responsáveis pela execução das tarefas. Com isso conseguimos manter toda a estrutura de TI o mais atualizada possível.

gestao-de-ativos-de-ti

Outros aspectos importantes são: sempre acompanhar o ciclo de vida dos ativos e ter fornecedores confiáveis. Os ativos de TI geralmente tem uma vida útil que precisa ser acompanhada de perto para evitar imprevistos. Saber quando algo não está performando bem por falta de manutenção ou por que está próximo do fim de sua vida útil ajuda a não ter imprevistos e gastos desnecessários.

No caso dos fornecedores, ter uma equipe parceira que pode fornecer o equipamento adequado quando necessário é essencial para o bom funcionamento e gestão de ativos de TI.

Outro aspecto que pode ser o turning point para sua empresa quando falamos de gestão de ativos de TI é investir na capacitação da equipe de TI em seu negócio. Ter profissionais que estão atualizados com o que há de mais importante no mercado e saiba prestar assistência tanto em casos específicos quanto em ocasiões mais generalistas é muito importante. 

gestao-de-ativos-de-ti

Montar uma equipe tão bem preparada pode levar bastante tempo e demandar muito esforço, mas que certamente é algo que se paga a longo prazo. A certeza de que quem está gerenciando aspectos fundamentais de sua empresa são pessoas que estão ali para somar e participar das conquistas juntamente com a empresa é algo fundamental.

Uma forma interessante de manter o controle financeiro em dia, ter equipamentos de ponta e ainda contar com uma equipe de TI que te ajudará a manter tudo funcionando da melhor forma possível, é contratar uma empresa de locação de computadores e notebooks.

A locação de equipamentos de TI é extremamente benéfica, corta diversos gastos e preocupações em termos de gestão a curto, médio e longo prazo. E para isso, por que não contar com uma empresa que tem experiência e prestígio de mercado como a Altbit?

A Altbit trabalha com a locação de notebooks, equipamentos de TI como chromebooks, tablets, servidores, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED. Além de tudo isso, ainda temos atendimento personalizado e extremamente capacitado para atender às suas necessidades de forma prática e simples!

Venha fazer um orçamento conosco e conferir você mesmo!

Ficou interessado e gostaria de conhecer melhor? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!

Posts Relacionados

Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Locação de Equipamentos de TI é só mandar uma mensagem 😉