Com a evolução tecnológica e desenvolvimento cada vez maior das infraestruturas de TI, é fácil entender que basicamente toda empresa utiliza ferramentas advindas da tecnologia da informação em pelo menos algum de seus processos, quando não em todos.
Sendo uma parte tão vital de qualquer empresa, é fácil entender o quão prejudiciais os problemas que surgem nesse setor podem ser. Por isso é de suma importância que além de toda a estrutura e profissionais capacitados para tomarem conta disso, também haja uma vigilância constante em relação a possíveis bugs e erros que podem comprometer a entrega dos serviços e produtos, e com isso gerar prejuízos enormes para a empresa e seus clientes.
Pensando nisso, as empresas e prestadores de serviços desenvolveram certas práticas de cuidados para que tudo siga corretamente e que se consiga, além de lidar com eventuais problemas que possam surgir, também se possa antecipá-los para que sejam corrigidos antes mesmo de acontecerem. Com isso, foi desenvolvido uma estrutura que chamamos de NOC.
No artigo de hoje, iremos explicar melhor do que se trata o NOC, qual a sua necessidade dentro de uma empresa, a melhor forma de implementá-lo e as vantagens de se ter uma estrutura assim funcionando internamente ou se é mais interessante delegar essa responsabilidade a um grupo terceirizado. Vamos lá?
O que é o Network Operations Center?
NOC, Network Operations Center (ou Centro de Operações de Rede em português) é uma estrutura formada por profissionais especializados em fazer o monitoramento e gerenciamento de eventos relacionados a TI.
Basicamente é montada toda uma estrutura para que sua rede seja acompanhada em tempo real. Gerando assim relatórios que vão mostrar erros de todas as escalas possíveis que estejam ocorrendo (ou possam ocorrer) baseados no comportamento e bis dados coletados dentro da mesma.
Com isso, temos uma rede que está sempre sendo acompanhada e com profissionais que estão constantemente acompanhando de perto e lidando com quaisquer problemas que estejam ocorrendo. Esse trabalho de acompanhamento e gestão, exige certos requisitos para que siga funcionando como esperado, mas certamente vale o investimento, principalmente se pensarmos em todos os prejuízos que podem ocorrer em decorrência de um problema inesperado a uma empresa que não tenha a estrutura necessária para lidar com o mesmo.
Como preparar sua empresa para a implementação de um NOC?
O primeiro ponto para se implementar uma estrutura Network Operations Center em sua empresa é buscar uma equipe qualificada. Nesse caso, profissionais com experiências diversas e que podem compartilhar o que sabem em prol de estabelecer uma maior rede de cobertura relacionada ao máximo possível de problemas que possam surgir. Isso, é claro, vai variar bastante das necessidades e demandas de cada empresa.
Em seguida, é necessário fazer a instalação de ferramentas que façam a coleta de dados em toda a sua estrutura de TI, desde máquinas até servidores. Com essas ferramentas ativas, relatórios serão gerados para que se possa ter conhecimento de todas as falhas que ocorrerem na rede.
E por último, mas não menos importante, a criação de práticas que ajudem na resolução e prevenção desses problemas de forma rápida e eficiente. Pois é extremamente importante que além de uma estrutura que facilite a resolução e antecipação dos problemas, também se tenha uma equipe que trabalhe alinhada essas práticas para que haja um trabalho preventivo para que as eventualidades possam ser detectadas com antecipação e minadas antes mesmo que possam vir a causar transtornos para a empresa.
NOC interno ou terceirizado?
Uma vez que entendemos como funciona e como implementar um Network Operations Center, é tão importante quanto, sabermos se o ideal é termos um time interno que exerça essa função ou se o ideal é contratarmos uma outra empresa para cuidar dessa questão.
Como sabemos, essa é uma prática extremamente importante e sua implementação requer investimentos a curto, médio e longo prazo, mas que apesar disso traz benefícios que fazem esse investimento valer a pena. Porém é tão importante quanto, entendermos que nem todas as empresas têm o capital disponível para aquisição do equipamento e investimento em profissionais capacitados, sendo assim, a terceirização vem como uma forma de mitigar isso.
Quando se tem uma empresa de TI prestando tal serviço, o investimento inicial é bem menor e ainda se tem a certeza de que a mesma está fazendo o acompanhamento 24h por dia para que seu sistema esteja seguro e a salvo de possíveis problemas que possam atrapalhar seus negócios. Sendo assim, uma excelente pedida para negócios menores ou mesmo os grandes conglomerados que preferem focar sua equipe interna em outros assuntos de maior demanda imediata e assim, delegar os cuidados relacionados ao Network Operations Center à um outro time de confiança. A implementação de um NOC em sua empresa é indispensável. Seja ele interno ou terceirizado, o fato é que o simples fato de saber que suas operações e atendimento ao cliente estão a salvo de erros ou bugs que podem trazer prejuízos incalculáveis ao seu negócio, por si só já é algo a se celebrar.
O Network Operations Center trás segurança e economia de tempo e dinheiro, além de permitir que sua empresa se foque no que é mais importante, que é conseguir atender seus clientes sem a possibilidade de ter esse processo interrompido de forma abrupta por pequenos erros que podem facilmente ser detectados assim que ocorrem ou antes mesmo de ocorrerem, se houver acompanhamento prévio.
Sendo assim, caso a sua empresa ainda não tenha uma equipe focada nesse processo, vale muito a pena considerá-lo e, caso queira economizar ainda mais e ter esse nível de segurança, é sempre importante poder contar com parceiros de confiança para delegar essa função.
A Altbit trabalha com a locação de notebooks, equipamentos de TI como chromebooks, tablets, servidores, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED. Além de tudo isso, ainda temos atendimento personalizado e extremamente capacitado para atender às suas necessidades de forma prática e simples!
Venha fazer um orçamento conosco e conferir você mesmo!
Ficou interessado e gostaria de conhecer melhor? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!