Como escolher o monitor ideal para seu PC?

15/06/2022

Quando a maioria das pessoas vai montar uma máquina que seja funcional e que se encaixe da melhor forma possível em sua rotina de trabalho ou mesmo de uso diário, é muito comum que as preocupações primárias estejam diretamente ligadas ao gabinete que está sendo montado ou adquirido, e o mesmo vale em relação às configurações do hardware de um notebook, por exemplo.

Porém, com toda essa preocupação focada na quantidade de memória RAM, placa-mãe, drive de armazenamento e afins, é comum que o usuário por várias vezes acabe se esquecendo de dar a devida atenção a um componente que é tão fundamental para sua experiência com o computador quanto qualquer outro: o monitor.

como-escolher-um-monitor

E é pensando justamente em formas de ajudá-lo no momento de adquirir a melhor tela possível e que atenderá bem as suas necessidades que que hoje iremos falar um pouco melhor sobre como escolher um monitor para computador. Vamos lá?

Uma consideração inicial sobre como escolher um monitor…

Assim como qualquer outro componente que possa ser adquirido, é muito importante levar em consideração o uso que você dará a esse monitor.

Monitores para pc existem com os mais diversos tipos, tamanhos, configurações e especificidades. Com isso em mente, não faz sentido comprar um monitor que atende de forma maravilhosa a um usuário que queira jogar com a melhor qualidade de imagem e taxa de atualização de quadros possível apenas para trabalhar com leitura ou textos. Quer dizer, claro que você sempre pode optar pela melhor configuração nesse caso, mas seria um desperdício de dinheiro em comparação a optar por um monitor menos potente, mas que cumpra com excelência a sua necessidade.

Sobre os monitores em si

Levar em consideração o tamanho e a resolução da tela também são pontos fundamentais em como escolher um monitor.

Apesar de estarem interligados, o tamanho da tela e a resolução não são a mesma coisa. A grande maioria dos monitores atualmente já vem por padrão com resolução Full HD (1920×1080), mas caso você pretenda utilizar a tela para funções que não demandem tal definição, é sempre possível adquirir uma tela menor e que tenha resolução HD (1280×720), pois quanto maior a tela, mais nítida aos olhos fica a redução na quantidade de pixels.

como-escolher-um-monitor

Menores resoluções de tela geralmente são uma boa opção de custo-benefício aos usuários que irão trabalhar apenas com textos e leitura. Já no caso de um usuário que irá fazer um uso mais flexível da tela, como assistir vídeos e editar imagens não muito complexas, a opção Full HD irá atender super bem a isso, e segue sendo uma resolução que só irá começar a demonstrar algum problema em relação à quantidade de pixels em telas muito grandes como as acima de 45 ou 50 polegadas.

Ainda existem opções de telas ultrawide, que irão proporcionar uma experiência mais fluída e imersiva, caso queira uma área de trabalho mais ampla, sem que haja necessidade da aquisição de uma segunda tela, porém nesses casos os preços tendem a ser mais altos do que a maioria dos monitores de proporções mais comuns.

Como escolher um monitor além da resolução e tamanho

Bom, posto que você provavelmente já sabe qual o tamanho e resolução da tela que irá precisar no seu dia a dia, é importante darmos atenção a alguns outros fatores que podem melhorar bastante a sua experiência.

Levar em consideração as opções de configuração de brilho e cores é fundamental aos usuários que trabalham com criação de arte, por exemplo. Uma gama maior de cores irá proporcionar um leque de opções mais vasto no momento da criação, além de ser um diferencial para o seu job.

Prestar atenção nos tipos de entrada, conectores e em suas quantidades também pode lhe poupar muita dor de cabeça após a aquisição de seu novo monitor, pois sabendo as opções disponíveis no mesmo, irá evitar que precise comprar periféricos extras como adaptadores caso acabe precisando depois.

como-escolher-um-monitor

A taxa de atualização de quadros também é um fator importante, mas que geralmente será mais relevante a usuários que trabalham com produção de vídeos ou mesmo quem utiliza o computador para jogar. Mas vale ressaltar que, principalmente essa última opção, depende de outros fatores para ser melhor explorada, visto que um hardware mais potente é necessário caso você queira utilizar sua tela numa taxa de quadros alta, principalmente se combinando isso a uma resolução acima de Full HD.

Monitor como segunda tela

Existem alguns casos ainda, em que o usuário não esteja apenas a procura de um novo monitor, mas sim de um que para ser utilizado como uma nova tela para complementar o seu local de trabalho/lazer.

Para quem precisa de várias aplicações e programas abertos ao mesmo tempo, um segundo monitor deixa de ser uma mera regalia, mas uma necessidade para que se tenha um fluxo de trabalho mais rápido e suave.

Ainda existe a possibilidade de se querer um novo monitor para servir como uma segunda tela para notebook, o que é totalmente compreensível para casos em que a pessoa queira manter a praticidade de se ter um computador portátil para uso fora do escritório/casa, mas que busque maior comodidade quando está em seu local de trabalho físico.

A maioria dos sistemas operacionais tem opções nativas que identificam e ajudam a configurar a sua segunda tela e tornam a sua instalação super simples, bastando na maioria das vezes apenas saber se as entradas do gabinete/notebook são compatíveis na hora de decidir qual monitor comprar.

como-escolher-um-monitor

O monitor segue sendo uma periférico indispensável na hora de utilizar o seu computador e deve ser sempre levado em consideração quando estiver pensando em utilizar a sua máquina seja para trabalho ou lazer, pois o mesmo pode ser o responsável por uma experiência excelente ou muita dor de cabeça dependendo das suas necessidades.

Bom, essas foram algumas dicas de como escolher um monitor para o seu dia a dia.

A Altbit trabalha com a locação de servidores, equipamentos de TI como chromebooks, tablets, notebooks, salas de treinamento, outsourcing de impressão e GED. Além de tudo isso, ainda temos atendimento personalizado e extremamente capacitado para atender às suas necessidades de forma prática e simples!

Venha fazer um orçamento conosco e conferir você mesmo!

Ficou interessado e gostaria de conhecer melhor? Siga o nosso Blog e não perca nenhuma novidade! Siga também as nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin! Até a próxima!

Posts Relacionados

5 dicas essenciais na hora de formatar o computador

5 dicas essenciais na hora de formatar o computador

Se você já teve contato com algum computador ou convive com quem o tem é bem provável que já tenha ouvido falar em formatação. O ato da formatação nada mais é do que preparar uma unidade de armazenamento para receber dados (normalmente um Sistema Operacional, que pode...

ler mais
Abrir Whatsapp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Se quiser saber mais sobre Locação de Equipamentos de TI é só mandar uma mensagem 😉