Não é de hoje que sustentabilidade se tornou um tema recorrente em nosso dia a dia. Seja com práticas sustentáveis como reciclagem, separação de lixo, economia de energia, entre tantos outros. Dentro da área da tecnologia isso não é diferente e, no artigo de hoje, falaremos um pouco mais sobre o TI sustentável.
De forma resumida, o TI sustentável nada mais é que uma série de práticas que visam, assim como em tantas outras áreas do nosso dia a dia, usar esse ramo para introduzir práticas que impactem de forma positiva (ou o menos danosa possível) o meio ambiente em que vivemos. No artigo de hoje entenderemos um pouco mais sobre essas práticas, como realizá-las e como elas podem ajudar a mitigar os danos ao nosso planeta. Vamos lá!?
TI sustentável: o que é e como implementá-lo
Não é nenhum segredo que, já há alguns anos, não conseguimos mais viver sem a tecnologia em nosso dia a dia. Dos nossos eletrodomésticos, como fogão, geladeira e lava roupas, até nossos smartphones, TVs e computadores, todos se tornaram cruciais para que tenhamos uma qualidade de vida melhor, visto que a grande vantagem deles é justamente agilizar processos diários ou tornar possíveis tarefas que outrora não seríamos capazes de realizar de forma prática e rápida.
Porém, com tudo isso, alguns problemas surgiram, e logo tivemos de começar a criar alternativas para lidar com eles: produtos eletrônicos tendem a produzir muito lixo (que não é biodegradável), tornando-se assim, vilões em mantermos um ecossistema sustentável com todas as toneladas de lixo desse tipo que são criadas todos os dias.
Outra questão, também, é o consumo de energia que pode ser muito alto, principalmente quando falamos de aparelhos eletrônicos que realizam processos complexos e, invariavelmente, demandam bastante energia elétrica, como computadores mais poderosos e outros equipamentos de hardware. É aí que a ideia do TI sustentável entra: criar formas de minimizar os impactos ambientais causados com toda essa explosão tecnológica que tivemos no mundo durante as últimas décadas, principalmente.
Como colocar em prática o TI sustentável em sua empresa?
O TI sustentável traz uma série de vantagens, não apenas ao nosso planeta, mas também às empresas, que podem se beneficiar muito de algumas práticas que, quando implementadas da forma certa, podem gerar grande economia. Algumas delas são:
– Implementação de equipamentos mais modernos: com a aquisição de computadores, notebooks, data centers e periféricos mais modernos, a economia em termos de energia pode ser astronômica. As gigantes da tecnologia estão constantemente trabalhando para que seus produtos tenham sempre o melhor rendimento e performance, porém com maior autonomia energética possível.
– Reciclagem de componentes e materiais: o que já era amplamente utilizado na indústria, dada a escassez de alguns materiais necessários para a fabricação de chips e placas, expandiu-se ainda mais com o TI sustentável. A reutilização de plástico, metais e outros materiais usados para fabricação de eletrônicos causa um enorme impacto positivo no meio ambiente, visto que, além da economia envolvida, evita que o descarte de materiais polua cidades e mananciais, trazendo assim uma prática ainda mais benéfica a todos.
– Data centers ecológicos: ou data centers verdes, são centrais de dados que utilizam da tecnologia para gerar maior economia e mitigar os danos que esses equipamentos podem gerar no ambiente. Eles contam com fontes de resfriamento eficientes para mitigar o desperdício de energia, fontes de energia limpa, reciclagem e tecnologia de virtualização potente para minimizar a utilização de máquinas físicas.
Isso tudo gera o que chamamos de economia circular. Que nada mais é do que práticas que visam aumentar a vida útil dos componentes, aumentar a economia de energia e adotar práticas mais sustentáveis, de forma a minimizar o máximo possível os danos ao meio ambiente.
Como a locação de equipamentos de TI pode auxiliar o TI sustentável?
A aquisição de equipamentos de ponta, com alta performance e economia de energia pode ser uma tarefa complexa para muitas empresas. Computadores, notebooks, tablets e smartphones de última geração são caros e, com a tecnologia evoluindo a passos largos a cada dia, eles deixam de ser o que melhor temos em termos de sustentabilidade muito rápido.
É aí que a locação sustentável entra! Trabalhar com a locação de notebooks, computadores e outros componentes vem se mostrando a melhor alternativa em termos de economia e sustentabilidade para muitas empresas.
Alugar notebook é mais fácil, simples e barato do que simplesmente adquiri-lo, pois, o mesmo já vem configurado e com os programas necessários para o uso de sua empresa, assim como suas licenças pagas, para que a empresa só tenha o trabalho de abrir e usar, além de a empresa não precisar se preocupar com a autonomia da bateria dos mesmos.
Quando falamos de TI consciente, o aluguel de computadores é um poderoso recurso! Não há preocupação com obsolescência ou descarte de materiais, visto que os contratos são totalmente adaptados a necessidade de cada empresa, o que gera economia de tempo e custo, se pensarmos que a outra opção seria comprar todos esses equipamentos que, com o passar do tempo, deixariam de atender de forma 100% eficiente as demandas do dia a dia.
Empresas como Cemig, Unilever, Banco Real e Fleury estão entre algumas que encontraram na locação de tecnologia uma excelente fonte de economia e sustentabilidade e dão exemplo de como a prática é benéfica.
E é claro, para fazer a locação sustentável, é importante que se tenha uma parceira à altura e que trabalhe com os melhores equipamentos de TI sustentável do mercado e se comprometa a entregar o melhor serviço e atendimento ao cliente sempre. Nessas horas, trabalhar como uma parceira como a Altbit é sempre a melhor escolha!
A Altbit é uma empresa de locação de computadores, chromebooks, tablets e equipamentos de TI que tem o melhor atendimento e assistência para as empresas e escolas que precisam de equipamentos, seja para uso recorrente em seu dia a dia ou para eventos.
Venha fazer um orçamento conosco!
Gostaria de saber mais e estar sempre antenado com as novidades? Não deixe de acompanhar o nosso blog e nos seguir nas redes sociais como Facebook, Instagram e LinkedIn!
Até a próxima!